Na semana em que se completa um ano da enchente que devastou Santa Tereza, a cidade perdeu parte de um prédio histórico. O telhado e um pedaço da estrutura do espaço que abrigava as secretarias de Educação e Meio Ambiente cederam na manhã desta quinta-feira (5). Servidores da prefeitura de Santa Tereza estiveram no local recolhendo os entulhos que caíram e estabilizando a estrutura.
O prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está localizado na Rua Tiradentes, em frente à Praça Massimiliano Cremonese, próximo da Igreja Matriz. A estrutura é conhecida na região por ter sido, originalmente, uma antiga escola particular.
Conforme a secretária da Fazenda, Educação e Meio Ambiente, Virgínia Furlanetto, o prédio estava fechado há dois anos, quando as secretarias foram retiradas de lá. Nessa época, a estrutura já apresentava riscos aos servidores. A secretária acredita que as cheias de setembro de 2023 e maio desTe ano tenham acelerado o processo de deterioração do prédio.
A prefeitura já conta com um projeto inscrito e aprovado no PAC Cidades Históricas, ação do governo federal para recuperar bens tombados pelo Iphan. De acordo com a secretária, a prefeitura espera a liberação da verba para contratar a empresa que fará o projeto de restauro do prédio. Após, será necessário buscar auxílio financeiro para custear a execução das obras.