As obras de recuperação da ponte sobre o Rio Piaí, na divisa entre os distritos de Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, se iniciaram nesta terça-feira (20). Localizada na Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, ela havia sido interditada ainda no final de junho por risco de queda, após ter sido identificado um dano grave em um dos pilares da estrutura durante a chuva de maio. Contratada pela prefeitura, a empresa Forza Engenharia e Obras é a responsável pela execução dos serviços, que ainda estão na fase inicial, e têm previsão de conclusão em até 45 dias.
Conforme a secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), neste primeiro momento está sendo construído um desvio do leito do rio para redirecionar a água, afastando-a do pilar que será reestruturado. Em seguida, será erguida uma estrutura temporária que permitirá drenar a água ao redor da área de trabalho, viabilizando a construção do canteiro de obras que, segundo a pasta, será essencial para as próximas etapas do projeto.
Após a conclusão dessa fase preparatória, a empresa dará início à construção da base estruturante para a reestruturação do pilar central, que envolve ferragens, formas e concretagem. Na sequência, serão realizadas também melhorias no tabuleiro, guarda-corpos, proteção da cabeceira de acesso (lado de Santa Lúcia do Piaí) e pintura da ponte. O investimento do município é de cerca de R$ 200 mil.
De acordo com o engenheiro civil e responsável pela fiscalização da obra, Valter Guerra, após a montagem do molde e das formas, será realizada uma concretagem para reforçar e fortalecer o pilar central da ponte. Conforme ele, a base do pilar será preenchida com uma espessa camada de concreto para aumentar a rigidez da estrutura ao impacto da água, mesmo método empregado na reforma da Ponte dos Korff, em Criúva.
Mesmo interditada, motoristas retiraram sinalização
Na primeira semana de julho, equipes de monitoramento da secretaria de Obras viram que as barreiras de concreto colocadas para advertir os motoristas sobre o bloqueio da ponte foram removidas.