A ponte localizada na Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, que cruza o Rio Piaí nas divisas entre Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, foi interditada nesta quinta-feira (27). Isso porque foi identificado um dano grave em um dos pilares da estrutura, apresentando risco iminente de queda.
A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) de Caxias do Sul, após uma inspeção realizada pelo Departamento de Engenharia de Infraestrutura e Drenagem.
Conforme o engenheiro Valter Guerra, a forte chuva ocorrida em maio causou uma erosão, levando à ruptura de um dos pilares da ponte. Além disso, foram identificadas rachaduras no tabuleiro, o que indica que a estrutura sofreu impactos consideráveis devido à erosão. O engenheiro reforça que a interdição da ponte também é necessária para garantir a segurança da comunidade.
Algumas medidas emergenciais para o local foram anunciadas pela secretaria de Obras. A primeira será a colocação de um reforço provisório no pilar danificado, visando impedir a progressão da erosão. Após essa ação, a ponte será submetida a uma nova avaliação para determinar as melhores alternativas para a recuperação do trecho afetado.
A secretaria de Obras afirma que está elaborando um projeto para a contratação emergencial de uma empresa especializada, que será responsável pelo reparo definitivo da ponte.