A melodia animada ressoa por longos corredores. Dentro das salas, crianças com uniformes branco e azul atendem ao sinal do intervalo, saindo animadas porta afora. Sobre as classes, polígrafos com atividades se destacam entre estojos coloridos, lápis e borrachas.
Assim começa mais uma semana de aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Farroupilha. A instituição foi reconhecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, como a escola com melhor desempenho nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental de todo o Rio Grande do Sul.
Só na categoria dos Anos Iniciais, a escola é líder do ranking gaúcho há 10 anos. Já na categoria Anos Finais, são oito anos na primeira colocação. O histórico reflete os resultados da didática adotada em aula e amplamente aprovada pelos alunos.
E não foi apenas a média no Ideb que cresceu nos últimos anos. A quantidade de alunos também aumentou expressivamente. Hoje, são 506 estudantes de 1º a 9º ano na Santa Cruz. Conforme a direção, os resultados nas avaliações educacionais impulsionaram a busca por vagas, tonando as matrículas cada vez mais disputadas.
O segredo do sucesso
Sem salas temáticas, sem recursos especiais. Os resultados obtidos na Escola Santa Cruz são reflexo de uma didática bem definida e planejada a longo a prazo.
— Sabe o feijão e arroz bem feito? É o que a gente faz em sala de aula. Existe um olhar muito atento aos critérios de avaliação de cada disciplina. A partir disso, traçamos estratégias para que os alunos possam entender e aplicar os conteúdos — detalha a diretora Veridiana Brustolin.
Na prática, os professores mesclam o conteúdo tradicional com estratégias alternativas: jogos, desafios e adaptação das situações apresentadas em aula com a realidade dos estudantes.
A escola segue um cronograma de atividades inteiramente planejadas para provas como a do Ideb. Todas as séries contam com um polígrafo desenvolvido pelo colégio, com questões que são trabalhadas ao longo do ano letivo.
Além do resultado surpreendente obtido nas avaliações educacionais, a Santa Cruz observa uma tendência maior dos ex-alunos ingressarem no Ensino Superior.
— Temos muitos alunos da escola que anos mais tarde conseguiram uma vaga no Instituto Federal e no Colégio Militar, além de vários outros em diversas áreas de atuação. Sinal de que eles mantêm o desejo de aprender, de se qualificar — pontua Veridiana.
Farroupilha como indicadora de excelência educacional
Além da Escola Santa Cruz, outras sete escolas de Farroupilha obtiveram altas notas no Ideb 2023. Na categoria Anos Finais se destacaram as escolas municipais Oscar Bertholdo e Angelo Chiele. Já na categoria Anos Iniciais, as escolas municipais Angelo Chiele, Zelinda Rodolfo Pessin, Oscar Bertholdo e Presidente Dutra e a escola estadual Carlos Fetter ficaram entre as 20 melhores do Estado.
Para a secretária municipal de Educação, Luciana Zanfeliz, os índices vistos são resultado direto dos investimentos em educação.
— Ao garantir maior autonomia às gestões escolares, foi possível direcionar os recursos de forma mais eficiente, priorizando as necessidades específicas de cada instituição e implementando estratégias pedagógicas alinhadas com as demandas locais — aponta.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Realizado em todo o Brasil a cada dois anos, o teste do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), analisa as médias de aprendizado e taxa de aprovação dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. As provas têm como foco conteúdos de língua portuguesa e matemática. Os resultados são utilizados para estabelecer metas de melhorias para o ensino.