Foram divulgados nesta quarta-feira (14) os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre os municípios gaúchos, Farroupilha é um dos destaques, com diversas escolas bem posicionadas nos rankings de Ensino Fundamental. Nos Anos Finais, o Rio Grande do Sul passou da média 4,8, em 2019, para 4,9.
A avaliação do governo federal analisa as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, e as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Todos os 497 municípios gaúchos participam do levantamento, que acontece a cada dois anos.
Veja, abaixo, as instituições de ensino da rede pública do RS que alcançaram melhor pontuação no índice, levando em consideração os anos finais do Ensino Fundamental. Na lista, figuram colégios municipais, estaduais e federais. As melhores escolas estão concentradas em municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari, principalmente.
Farroupilha em destaque
Entre os municípios, um dos destaques nesta etapa de ensino é Farroupilha. Três colégios da rede municipal estão entre os 10 melhores nos anos finais: as escolas Santa Cruz (1º lugar, com nota 7,5), Oscar Bertholdo (7) e Ângelo Chiele (6,9). Também tiveram bom desempenho a Escola Municipal Nossa Senhora de Caravaggio (24º lugar) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fetter (36º).
No total, 19 escolas de Farroupilha pontuaram na avaliação, sendo que 17 delas obtiveram índice acima de 5. Em Porto Alegre, 72 unidades de ensino pontuaram no Ideb, sendo que 16 delas alcançaram nota acima de 5. Os dados são referentes aos anos finais. Somente uma escola da Capital está entre as melhores: o Colégio Militar de Porto Alegre, que está em segundo lugar no ranking, com 7,5 pontos.
Veja, abaixo, as notas das escolas públicas por município no levantamento de 2023 e nos anteriores.
Posição do RS
Em geral, o RS manteve estabilidade na avaliação, em relação ao levantamento de 2019. No que se refere aos anos finais, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o Estado ficou com a 11ª posição entre as unidades federativas. Entre as turmas de anos iniciais, do 1º ao 5º ano, o RS teve a nona colocação; quanto ao Ensino Médio, ocupou o 10º lugar.
O Ideb de 2023 representa uma retomada das condições de normalidade da avaliação, uma vez que os resultados de 2021 foram afetados pela pandemia. Por esse motivo, nestas reportagens, a comparação é com os dados da edição anterior do índice do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2019.
As escolas que não têm Ideb calculado, conforme o Inep, se se enquadram em algumas situações, como instituições públicas que não realizaram o Saeb por terem menos de 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas e escolas em que o número de alunos participantes do Saeb não alcançou 80% dos alunos matriculados na etapa avaliada.