O lançamento do curta-metragem A Lenda da Bombacha, nesta quarta-feira (21), representa a realização de um sonho para a autora caxiense Gisela Cardoso. A exibição inédita está marcada para às 19h, no Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). No evento, a equipe de produção também participa de um bate-papo sobre o processo de criação da obra.
A produção integra um projeto transmídia, a partir da história do livro de Gisela, ilustrado por Karen Basso. A animação foi produzida pela Chamán Films, com direção de Daniel Vargas e direção de arte de Roberta Tiburri.
— Eles (Daniel e Roberta) acharam que poderia virar uma animação e eu fiquei super feliz, porque eu nunca tinha imaginado isso. Ainda não tinha nem virado livro, estava só na ideia. Eles se entusiasmaram tanto com a história, que já quiseram montar junto o projeto — conta Gisela.
A adaptação, de aproximadamente três minutos, conta a história de amor de um casal de jovens gaúchos. Durante seus planos de casamento, eles precisaram se separar a fim de economizar recursos para começar a vida juntos. Porém, a Guerra do Paraguai torna-se o maior empecilho entre eles. A história se originou a partir de um sonho de Gisela.
Para o curta, foi utilizada a técnica stop motion, com cenários e personagens construídos a partir das imagens do livro, conservando os traços da ilustradora Karen. Também foram utilizadas sequências fotográficas como fundo do cenário para a animação.
Ao todo, foram fotografadas 14 sequências em quatro cenários diferentes, com uma média de seis mil registros. A trilha sonora é original e foi composta pelo músico Pedro Costi, filho de Gisela, acompanhado do acordeonista Rafael De Boni, também produtor executivo do projeto.
— Foi uma construção que foi se somando a pessoas muito queridas, que foram abraçando e se sentindo envolvidas com a história. Nós fizemos tudo juntos. Foi uma construção muito caseira, com muita criatividade — resume Gisela.
O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Efficienza e Fundação Marcopolo.
— Estou muito emocionada, porque quando a gente tem um objetivo final de transformar em beleza, em algo que, realmente, mexa com a emoção, seja qual for, é tão raro. Então, estou com uma boa expectativa — antecipa.
Ficha técnica
- Direção do projeto transmídia: Gisela Cardoso
- Textos: Gisela Cardoso
- Ilustrações: Karen Basso
- Direção de animação: Daniel Vargas
- Direção de arte: Roberta Tiburri
- Trilha sonora: Pedro da Silva Costi
- Produção executiva: Rafael De Boni
- Comunicação: Vanessa Pedroso Gomes
- Vozes: Malú Rizzon, Pedro da Silva Costi e Gisela Cardoso
- Músicos: Pedro da Silva Costi (violão e piano) e Rafael De Boni (acordeon)
- Produção da animação: Chamán Films
- Financiamento: LIC - Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul
- Apoio Cultural: Fundação Marcopolo, Efficienza e Instituto Elisabetha Randon
Programe-se
- O quê: Lançamento e bate-papo do curta-metragem de animação A Lenda da Bombacha.
- Quando: quarta-feira (21), às 19h.
- Onde: Ponto de Cultura NAV (Rua Os Dezoito do Forte, 2.366, Prédio A/Sala 124, bairro São Pelegrino - junto à FSG).
- Quanto: entrada franca, classificação indicativa livre.