Começou na manhã desta segunda-feira (12) a obra da ponte temporária na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Máquinas retroescavadeiras e caminhões da Alsus Urbanizadoras chegaram nas margens do Rio Caí por volta das 8h. O trabalho se concentra, neste início, em retirar as pedras da cabeceira da ponte que não foi concluída pelo Dnit para construir o acesso da nova estrutura - este deve ser o serviço executado nos quatro primeiros dias de obra. A nova ponte provisória vai ficar a cerca de 150 metros antes da iniciada anteriormente.
Nesta segunda, quatro caminhões e uma retroescavadeira trabalham no lado de Caxias; no lado de Nova Petrópolis estão duas retroescavadeiras, um rolo compactador e um caminhão. O engenheiro da JB Engenharia, Jeferson Dal Bello, responsável pelo projeto, explica que, anteriormente, o Rio Caí tinha 60 metros de largura; após a chuva de maio, ele ampliou para quase 300 metros. Por isso será necessário fazer a base com as pedras:
— No lado de Caxias ela vai ter 42 metros de acesso; em Nova Petrópolis serão 50 metros. Depois serão colocadas as galerias como base. A passagem será feita em concreto, ao todo com 250 metros de comprimento. Ela comportará duas pistas, uma para cada sentido. Ela também será mais baixa: o nível do rio precisa subir 2,5 metros para que ela fique submersa.
Dal Bello afirma a passagem deve ser liberada entre os dias 7 e 12 de setembro, se as condições climáticas permitirem.
A passadeira que hoje dá condição de travessia a pé sobre o rio será retirada logo que a ponte provisória ficar pronta. Esse material não será reutilizado na nova estrutura.
Paralelo a isso, o Dnit trabalha na construção da ponte definitiva entre as cidades. Em andamento há um mês, a obra já está com parte da fundação pronta. A estrutura terá 180 metros de comprimento por 13 metros de largura, sendo mais alta, mais larga e mais comprida do que a antiga. A obra deve ser concluída até fevereiro de 2025.