O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul emitiu alerta no fim da madrugada desta quinta-feira (2) sobre a Represa Dal Bó. O aviso é para evacuação da área diante do nível de água - os bairros com maior perigo de registrarem alagamento são Fátima, São José e a região do Santa Catarina. Segundo informações nas redes sociais do Samae, faltam de 10 a 15 centímetros para o transbordamento da barragem. A comporta foi completamente aberta como medida de manter a água em nível mais baixo.
O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, FAS, Secretaria de Habitação, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança estão na região alertando as famílias e auxiliando na evacuação.
— Tem um conglomerando de pessoas muito grande (na região de risco, cujas moradias podem ser alagadas). Com esse índice pluviométrico dos últimos dias, a situação vem se agravando a cada dia que passa. Não está se dando conta de manter a barragem. Essa madrugada, abrimos a comporta para que se mantenha um nível mais baixo da represa. É uma preocupação eminente. Algumas casas já estão alagadas, na parte mais baixa — diz o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti.
Ele complementa:
— O alagamento é ruim, sim, entendemos. Mas se houver o rompimento, é um estouro. Não está evidente, mas existe uma possibilidade muito grande.
Engenheiros também estão na represa avaliando a possibilidade de rompimento da barragem devido às fortes chuvas. O Sistema Dal Bó abastece nove bairros de Caxias do Sul e está localizado no bairro Fátima, próximo ao Jardim Botânico.
Abrigo
Moradores que foram removidos da região de risco e que não têm para onde ir estão sendo encaminhados para um ginásio no bairro São Caetano.
Apoio do Exército
No final da manhã desta quinta-feira, o prefeito Adiló Didomenico anunciou o apoio do Exército para os trabalhos no município. Uma reunião foi realizada com o Gabinete de Crise e órgãos de segurança .
Serão 120 militares do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), atuando na evacuação das áreas críticas, além de partes do bairro Planalto, onde há risco de deslizamento.