A prefeitura de Caxias do Sul notificou a empresa SUV Empreendimentos a retomar a obra de reformulação do acesso ao bairro Planalto, na BR-116. Os trabalhos ficaram suspensos durante o período de chuva das últimas semanas, mas não foram retomados mesmo com a melhora do tempo.
Conforme o engenheiro Reinaldo Toscan Neto, titular da Diretoria de Projetos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp), desde o início o ritmo do trabalho tem sido abaixo do esperado. Tanto que essa já é a terceira notificação encaminhada. Entre as justificativas já apresentadas pela empresa estão dificuldade de encontrar mão de obra e também para adquirir asfalto. Apesar disso, a obra não é considerada abandonada.
— Está indo devagar, mas indo. Em caso de rescisão, o município pode cobrar multas estabelecidas em contrato — explica.
Até o momento, foram realizadas intervenções na Avenida Marcopolo e no lado oposto da rodovia, em uma parte inferior do terreno. As intervenções na pista da BR-116 devem ser as últimas. Na manhã desta terça-feira (21), a reportagem encontrou uma retroescavadeira no canteiro de obras, mas ela não estava em atividade. Havia movimentação de poucos operários, mas sem grandes ações no terreno. O Pioneiro procurou a SUV Empreendimentos e aguardava retorno até a publicação da reportagem.
As obras de reformulação do acesso ao Planalto começaram em janeiro deste ano com previsão de duração de oito meses. Ao todo, serão construídos 150 metros de faixa de espera no sentido Ana Rech-Galópolis e uma alça de retorno para proporcionar mais segurança a quem precisa converter à esquerda para entrar no bairro. Também estão previstas sinaleiras e lombofaixas para a travessia de pedestres. O custo estimado é de R$ 4,7 milhões, pagos com recursos de um empréstimo obtido pelo município junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
Este é o segundo contrato firmado pelo município para a realização da obra. O anterior acabou rescindido porque a empresa não iniciou a obra meses após a assinatura da ordem de início. Ela não apresentou o plano exigido pelo edital de licitação.