Equipes dos bombeiros voluntários de Nova Petrópolis resgataram 41 pessoas neste sábado (4) que estavam ilhadas devido a deslizamentos de terra que ocorreram no município. Todas foram encaminhadas para locais de assistências da administração municipal.
Segundo os bombeiros, as pessoas precisaram de resgate porque estavam ilhadas entre diferentes quedas de barreiras, outras estavam em áreas de risco e as demais tinham comorbidades e precisavam de auxílio. Ao todo, 28 pessoas foram resgatadas por trilhas abertas pelas equipes e 13 por um helicóptero alugado por uma empresa particular.
A guarnição está monitorando as áreas da cidade desde quarta-feira (1º), quando as chuvas se intensificaram na Serra. Até o momento, não há relatos de mortos, desabrigados ou desaparecidos em Nova Petrópolis.
Durante as vistorias, equipes conseguiram acessar pessoas que estão isoladas, mas não estão em áreas de risco e, por este motivo, muitas optaram por não deixar suas casas. Há casos de pontos da cidade, principalmente no Interior, nas divisas com Gramado e Caxias do Sul, que não há energia elétrica.
Os locais mais afetados e que deixaram as pessoas ilhadas, até o momento, são: Linha Tirol, Linha São José do Caí, Linha Pirajá, Linha Pedancino, Linha Gonçalves Dias e Linha Brasil.