Cerca de 15 carretas carregadas com 40 mil litros de gasolina estão chegando em Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira (3). A informação é do presidente do Sindipetro Serra, sindicato que representa as revendas em Caxias e região, Vilson Pioner. Por volta das 16h30min, ele informou que um caminhão havia chegado no posto dele.
Há escassez no abastecimento, causada pela alta procura que ocorre desde quarta-feira (1°) e à impossibilidade de trazer novos carregamentos da Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas. Até a manhã desta sexta, carretas carregadas que viriam pela Rota do Sol estavam retidas em Maquiné (no Litoral Norte).
— Deu uma passagem numa rota alternativa, não sei exatamente qual, mas está chegando combustível em Caxias, talvez umas 15 carretas. São 40 mil litros, a gente divide entre os postos. Vai ter gasolina para sábado e domingo, e esperamos que passe a chuva pra liberarem nosso trajeto normal. A tendência, se não houver problemas, é normalizar em até dois dias a partir de segunda — destacou Pioner.
Segundo o presidente do Sindipetro Serra, 15 postos de gasolina ainda tinham combustível na tarde desta sexta, com capacidade de fazer os abastecimentos até o final do dia. Mesmo assim, Pioner faz um alerta para que os motoristas não abasteçam os veículos sem necessidade.
— Quem não precisa, que evite abastecer e deixe o combustível para órgãos de segurança, ambulâncias, bombeiros. Toda a operação de remoção das famílias de áreas de risco demanda combustível — enfatiza.
O presidente do Grupo Argenta, Neco Argenta, também confirma o recebimento de um comboio de combustíveis na noite desta sexta-feira em Caxias do Sul para abastecer os postos SIM. Segundo ele, o estoque irá normalizar o abastecimento e deve ser suficiente para o final de semana. São 27 postos SIM em Caxias. De acordo com ele, a carga foi transportada via Rota do Sol e estradas vicinais.
*Colaborou Juliana Bevilaqua.