A massa doce, salgada, fina, fofinha e com receitas variadas do grostoli encantou os 60 mil visitantes que passaram pelo 3º Festival do Grostoli, que terminou neste domingo (21), em Garibaldi. Ao todo, desde sexta-feira (19), foram comercializados 680 mil unidades da massa. Nas bancas, o produto era vendido em saquinhos com cerca de 10 unidades ao custo de R$ 15. Apenas nesse item, a estimativa é que tenha movimentado cerca de R$ 1 milhão ao longo dos três dias de evento. A edição deste ano também registrou aumento de 36% nas vendas em relação ao ano passado, quando 500 mil unidades foram vendidas.
Além do recorde em vendas do prato típico, o evento registrou aumento de 33% de visitantes em relação ao ano passado, quando 45 mil pessoas estiveram participando da segunda edição. Feito com raspas de laranja, com raspas de limão, com noz-moscada e açúcar, além do tradicional com açúcar e canela, o grostoli também movimentou o setor hoteleiro de Garibaldi, que registrou 90% de ocupação para a edição deste ano. Além das unidades da massa, foram vendidas 3,8 mil garrafas de espumante e cerca de 3 mil litros de chope.
O evento, que ocorreu no entorno da Igreja Matriz, no Centro, envolveu 15 comunidades da cidade, que participaram da preparação das diferentes versões do prato.
O valor da comercialização divulgado pela organização não inclui ainda as vendas de outros destaques do evento, como polenta com molhos, porção de massa, choripan, espetinho de entrecôte, sanduíche colonial e salada de frutas e itens gourmet. Também foram comercializadas bebidas como cervejas artesanais, espumantes, vinhos, drinks, refrigerante, café e água.