Com cerca de duas mil pessoas inscritas para 110 atividades gratuitas, o Dia Mundial da Criatividade movimenta o Pátio da Estação, em Caxias do Sul, neste domingo. Organizado pela World Creativity Day, o evento que se espalha por mais de 50 cidades brasileiras tem a sua quarta edição em Caxias, trazendo palestras, feira de economia criativa, atividades de lazer e saúde, entre outras ações voltadas para a inovação.
Patrícia Janczak, estrategista de negócios inovadores e nome à frente do WCD 2024 em Caxias, destaca o engajamento de pessoas e empresas que procuraram a organização para oferecer sua atividade, de maneira voluntária. São 40 ofertas a mais em relação ao evento do ano passado:
— É especialmente desafiador produzir um evento colaborativo, porque depende totalmente da adesão das pessoas em compartilhar o seu conhecimento, seu conteúdo, de forma voluntária. Mas é uma construção que vem crescendo a cada ano e é muito gratificante ver o quanto a comunidade está entendendo cada vez mais a proposta. É parte do nosso objetivo desmistificar a questão da criatividade, que é muito associada ao trabalho artístico ou da comunicação, quando na verdade ela se aplica a todas as áreas de conhecimento.
Nos espaços destinados às feiras de moda sustentável, diferentes gerações aproveitaram para mostrar que a criatividade não tem a ver com experiência ou tempo dedicado a produzir roupas ou acessórios artesanais. A família Rizzotto, de Flores da Cunha, participa há cerca de 40 anos de feiras e encontros de carros antigos e de clubes de motoqueiros, comercializando peças feitas principalmente de lona de caminhão reutilizada. São botas, chapéus, bonés, calças e jaquetas cheias de estilo e personalidade:
- Toda a matéria-prima que eu utilizo são sobras de materiais que iriam para o lixo, , mas que, reaproveitadas, viram peças impermeáveis e muito resistentes - comenta Gilberto Rizzotto, idealizador da marca Estradeiro junto com a esposa, Susana.
Filha de Gilberto e de Susana, Diala cresceu indo aos eventos com os pais, até que lançou sua própria marca, a qual deu o nome de Isso é Ócio, voltada principalmente para a produção de bolsas.
- Além da lona de caminhão eu utilizo outros tecidos, também de reciclagem, que pego em confecções. São todas peças únicas, cada uma com o seu significado e mensagem, que mando para todo o Brasil. Ninguém vai ter uma bolsa minha igual a outra - conta.
Com bem menos tempo no mercado, Marcos Andrew, de Carlos Barbosa, criou no final do ano passado a marca Yo Tengo, especializada em camisetas e óculos de sol. Assim como as bolsas de Diala, a venda dos produtos da Yo Tengo se dá principalmente pela internet e também em feiras como a deste domingo em Caxias.
- Lançar a minha marca era um sonho que me fez largar um emprego estável numa multinacional para poder me dedicar a ele. Ainda não consigo viver apenas da Yo Tengo, então trabalho em outro emprego que me permite ter mais tempo livre. A mensagem da marca, que tem como slogan “Ousadia de Ser", é justamente no sentido da pessoa afirmar que ela tem a coragem necessária para ir atrás daquilo que ela quer - afirma o barbosense.
Entre os segmentos que marcaram presença, empresas de soluções tecnológicas também apresentaram o resultado de seus trabalhos mais recentes, como a Realdrive, de Caxias. Especializada no desenvolvimento de simuladores, atendendo a centros de formação de condutores, empresas do agronegócio e também pessoas físicas, a Realdrive produz simuladores hiper-realistas desde veículos de passeio até aeronaves. No WCD, o estande da empresa divertiu adultos e crianças com simuladores de carros de corrida, das modalidades Fórmula-1 e Stock Car.
- Nós trouxemos os simuladores para mostrar à comunidade que Caxias produz tecnologia de ponta, sempre procurando inovar e buscar soluções criativas para atender a diferentes segmentos, seja para formação de condutores ou para fabricantes de empilhadeiras, colheitadeiras, motos, caminhões, aviões ou helicópteros - comenta o sócio-diretor da Realdrive, Cristian Stein.
Entre as palestras oferecidas, tiveram destaque temas bastante atuais como inteligência artificial e internet 5G, além de painéis sobre a importância da saúde mental para tempos difíceis; Não por acaso, também foram oferecidas sessões de yoga, permitindo aos participantes buscar um momento de autoconhecimento e relaxamento.
O Dia Mundial da Criatividade foi oficializado pela ONU em 2017, passando a ser celebrado sempre no dia 21 de abril. A resolução ajudou a unificar uma data para a iniciativa que era celebrada em diferentes formatos e épocas ao redor do mundo. Atualmente, é considerado o maior evento colaborativo do mundo.