Em meio ao aumento na transmissão de dengue que atinge o Estado, incluindo Caxias do Sul, os moradores têm procurado medidas para se prevenirem contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. O aumento dos casos provocou um maior número de chamados, denúncias e questionamentos na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Mas e como proceder em casos de identificação de larvas ou mosquitos?
Para orientar a comunidade, a Vigilância Ambiental em Saúde elaborou um material de perguntas e respostas. Em dois meses e meio, Caxias do Sul contabiliza 389 focos de Aedes aegypti identificados pela vigilância. Também já são 11 casos de dengue autóctone, tipo contraído na cidade, e 27 casos importados, que foram contraídos fora do município.
Cuidados
Quais as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti?
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos.
- Recolher o lixo do pátio e colocá-lo ensacado para ser recolhido.
- Recolher pneus e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca.
- Tampar caixas d’água e colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos.
- Limpar as calhas semanalmente.
- Lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água.
- Eliminar os pratinhos das plantas e cobrir recipientes de armazenamento de água.
Achei um mosquito voando na minha casa, loja, comércio ou indústria
Elimine-o de forma mecânica, com palmada, chinelada, pazinha mata-moscas, ou de forma química, utilizando os inseticidas aerossóis à venda em mercados e farmácias, aprovados pela Anvisa.
Capturei um mosquito
Se quiser identificar se este mosquito realmente é da espécie Aedes aegypti, coloque-o em um potinho seco e leve-o até a Vigilância Ambiental em Saúde ou até a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Após a análise de identificação, o serviço informará o resultado por telefone.
Vi larvas ou pupas de mosquitos num recipiente
Despeje toda a água do recipiente na grama, terra, horta ou mesmo no piso e depois lave as paredes internas do recipiente com escova ou esponja e sabão para eliminar possíveis ovos. Após essa lavagem, pode-se utilizar o recipiente normalmente, não acumulando água parada novamente nele.
Quero saber se estas larvas ou pupas são do Aedes aegypti
Transfira a água com as larvas e pupas deste recipiente para uma garrafa PET e tampe a garrafa. Leve esta amostra até o Serviço de Vigilância Ambiental em Saúde para identificação. Após a análise de identificação, o serviço informará o resultado por telefone.
Encontrei mosquito adulto, larvas ou pupas. A Secretaria da Saúde virá passar algum inseticida no meu imóvel?
A aplicação de inseticida pela Secretaria Municipal da Saúde só é indicada para bloqueio de caso ou em casos de epidemia. Antes da aplicação, os imóveis são inspecionados e os moradores são informados sobre a presença de pacientes. Nas casas fechadas, é deixado aviso de visita na caixa de correio.
As larvas e pupas de mosquitos transmitem a dengue?
Não. Somente a fêmea adulta (mosquito alado, que voa), se tiver infectada, transmite a dengue e outras doenças pela picada.
Fui picado por um mosquito
Fique em observação por até 14 dias. Caso apresente febre e dois sintomas de doença, procure orientação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Quais são os sintomas de dengue, zika ou chikungunya?
- Dengue: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração, manchas avermelhadas, coceira no corpo, náuseas, vômitos, sangramentos.
- Febre chikungunya: febre alta, dores intensas nas articulações, nos pés e nas mãos, dor de cabeça, dor muscular, manchas avermelhadas na pele.
- Zika: febre, dor de cabeça, conjuntivite, manchas de pele sem coceira.
Tenho sintomas de dengue, zika ou chikungunya, o que faço?
Beba muita água, procure atendimento médico e não se automedique.
Tem vacina pra dengue disponível no SUS?
Atualmente o Ministério da Saúde está trabalhando com a vacina em Estados que enfrentam epidemia de dengue. O Rio Grande do Sul e o município de Caxias do Sul não foram contemplados com a vacinação contra dengue neste momento. Caso a estratégia seja modificada, a notícia será amplamente divulgada. Na região, há opções pagas apenas na rede privada, farmácias e planos de saúde.