Antes tratada como provisória, a ponte construída com recursos da comunidade entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, na RS-448, poderá permanecer como a principal ligação entre os dois municípios da Serra. A nova estrutura planejada pelo governo do Estado não é considerada prioridade para o município, segundo o prefeito de Nova Roma, Douglas Pasuch. Por isso, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que não tem previsão para o andamento do projeto para a construção da nova travessia.
O prefeito afirmou que a ponte inaugurada em 20 de janeiro deste ano, financiada com recursos obtidos por meio de campanhas com a comunidade, cumpre com a demanda da cidade e não precisa mais ser substituída. De mão única e acesso perpendicular, o desenho da Ponte Nossa Senhora de Caravaggio é uma réplica da ponte centenária que caiu em setembro de 2023.
O assunto foi tratado em audiência pública em 22 de fevereiro. Na ocasião, segundo o Daer, o vice-prefeito de Nova Roma do Sul, Roberto Panazzolo, assumiu publicamente que o projeto apresentado pelo departamento não era prioridade para o município, em função da reconstrução da ponte pela comunidade. Ainda segundo o Daer, ficou acordado que o município formalizaria a decisão ao governo do Estado, o que ainda não ocorreu.
Desde o ano passado, o governo estadual planeja a implantação de uma nova travessia, com 180 metros de extensão (40 metros maior que a atual) e com custo estimado inicialmente em R$ 51 milhões. Segundo o Daer, a projeção de valor foi enviada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) levando em consideração a situação emergencial que a cidade vivia e a necessidade de restabelecer as condições de tráfego no menor tempo possível. Como o município conseguiu reconstruir a ponte, não havia mais o caráter de emergencialidade. Com isso, o ministério negou o recurso federal para a execução de uma nova ponte.
Mesmo assim, o Daer iniciou os estudos para um novo anteprojeto de uma ponte na localidade com método construtivo convencional, "o que diminuiria consideravelmente os custos", conforme nota. Com base nos cálculos realizados para o anteprojeto da ponte de São Valentim do Sul, que também foi levada pela enchente de setembro, a nova ponte duplicada e com acostamento de Nova Roma do Sul a Farroupilha custaria cerca de R$ 20 milhões. O Daer informou que a programação inicial era ter o anteprojeto da nova ponte pronto até o final de fevereiro. Mas, devido ao posicionamento do município, não há uma data para a conclusão.
A sugestão da prefeitura é que os recursos públicos sejam destinados para melhorias na RS-448, que é a atual prioridade após a implantação da ponte metálica.
— A ponte que nós temos no momento serve para a comunidade, tudo o que ela tem ali é o que precisamos. No nosso ver, não há necessidade mesmo de uma (nova) ponte. Porém, a gente está sem a estrada, a pavimentação está deteriorada, são muitos buracos. Então, a gente pediu para o Daer que não faça a nova ponte, mas que arrume a estrada, faça o recapeamento porque ela está ficando intransitável — afirma Pasuch.
Segundo o Daer, os recursos para recuperação da RS-448 já estão previstos e garantidos no orçamento de 2024, independentemente das obras das pontes.
Após a entrega da ponte construída com recursos da comunidade, o governador Eduardo Leite destacou que a obra era "um belo exemplo de mobilização popular, digna de elogios", mas que o Estado continuava trabalhando para instalar uma estrutura mais robusta, mais alta, maior e em traçado diferente.
O presidente da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, Tranquilo Tessaro, concorda com o posicionamento da prefeitura. A entidade, que reúne agricultores, empresários e moradores, foi a responsável por angariar os recursos necessários para a construção da travessia.
— A preocupação maior, hoje, não é mais a ponte. A maior preocupação é com a RS-448, que liga Farroupilha a Nova Roma do Sul. Ela vai se tornar intransitável devido à degradação. Acreditamos que a ponte não seja a prioridade principal do Estado. O bom seria o recapeamento da 448. Esse é o ponto mais importante — afirma.
Nova ligação com Nova Pádua
O prefeito Douglas Pasuch informou ainda que o Daer sinalizou o interesse de investir em uma ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, mas Pasuch disse que os dois municípios farão a construção da estrutura com recursos obtidos via emendas parlamentares.
Atualmente, o tráfego entre as duas cidades é feito por uma balsa, que atravessa o Rio das Antas. Um convênio foi assinado entre os dois municípios e a parceria prevê uma licitação para a obra, que será majoritariamente executada por Nova Roma do Sul.
Ao todo, o projeto gira em torno de R$ 13,2 milhões — o município afirma ter obtido R$ 11 milhões até o momento. A próxima etapa da obra será um licenciamento ambiental para abrir o edital e buscar uma empresa interessada na construção. Essa etapa está prevista para ocorrer em maio. A nova ponte terá 170 metros de extensão e capacidade para 45 toneladas.
Ponte em Santa Bárbara em fase de licitação
Em relação à ponte de Santa Bárbara, que fica na RS-431 e liga a região de Bento Gonçalves a São Valentim do Sul, o governo do Estado disse que o orçamento e anteprojeto estão prontos. A obra está cadastrada no Ministério da Integração e Desenvolvimento, que solicitou alterações técnicas.
A nova ponte terá 320 metros, com quase 11 metros de largura e será cerca de quatro metros mais alta que a antiga. O investimento máximo vai ser de R$ 35,9 milhões e o prazo para a obra ser concluída é de 18 meses. A empresa responsável será contratada por meio de uma licitação, que ainda não tem data.
Enquanto a ponte não é construída, uma balsa atende a demanda. Conforme dados do Daer, cerca de 9 mil veículos já utilizaram a estrutura em 13 dias de operação. Ela funciona das 6h às 20h e leva até 32 veículos leves por viagem.