O governo federal retirou da lista de projetos emergenciais a construção de uma ponte definitiva entre Farroupilha e Nova Roma do Sul. A decisão foi tomada após a comunidade se reunir para restabelecer a ligação por meio de uma ponte metálica com as mesmas características da histórica estrutura derrubada em setembro com a enxurrada do Rio das Antas. A travessia provisória será reinaugurada neste sábado (20).
A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, na manhã desta quinta-feira (18). Leite, no entanto, afirma que o Estado mantém o objetivo de reconstruir a travessia, mas vai precisar buscar recursos em outras fontes:
— Por ter sido implantada a ponte de ferro, o Ministério da Integração, o governo federal, a Defesa Civil Nacional, que poderia aportar recursos, recusa esse aporte porque a implantação da ponte de ferro tira o caráter de emergencialidade de uma nova ponte. Então vamos buscar viabilizar essa travessia com os nossos recursos e, for caso, buscar também apoio da Bancada Federal para aporte. Nós estamos fazendo projetos e queremos, sim, encaminhar a execução.
Para substituir a ponte metálica, o Estado propõe a construção de uma estrutura cinco metros mais alta que a travessia derrubada pelo Rio das Antas e com 180 metros de extensão. A ideia é que a ligação, construída em concreto, também tenha um traçado diagonal em relação ao curso d'água. Além de dar mais praticidade aos motoristas, a medida também reduz a pressão do rio sobre a estrutura.
Conforme Leite, o Estado não poderia encaminhar a reconstrução da ponte nas mesmas características anteriores, da forma como realizada pela Associação Amigos de Nova Roma. Segundo ele, como foi derrubada anteriormente, o poder público poderia ser questionado legalmente por implantar uma estrutura igual. A construção da ponte original ocorreu na gestão de Getúlio Vargas como presidente do Rio Grande do Sul, entre 1928 e 1930.
— Houve essa decisão elogiável de mobilização da comunidade para implantação da ponte de ferro, uma ponte que o poder público, por sua própria ação, não seria recomendável fazer. Na forma como ela existia anteriormente, não resistiu à força das águas. Então aquela ponte, daquele jeito, daquela forma como a comunidade se mobilizou, o governo não poderia executar sob pena de ser questionado por um investimento público em uma estrutura em condições vulneráveis à ação do clima — destacou.
Inicialmente, a expectativa era de que a nova estrutura fosse entregue no fim de 2024. Diante da negativa dos recursos federais, o governador não disse se o cronograma está mantido.
Prefeitura defende projeto mais simples
O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, disse ter sido informado da negativa de recursos federais na última quinta-feira (11) pelo secretário de Logística e Transportes do estado, Juvir Costella. Ele diz entender as dificuldades do governo diante de novos desastres climáticos desde setembro e que tem um certo "constrangimento" de cobrar recursos federais, já que a estrada é estadual.
Pasuch afirma ainda ser parceiro do governo do Estado para auxiliar no projeto, mas entende que ele poderia ser revisado para reduzir o custo.
— Acho que o Estado quis fazer um projeto arrojado, com poucos pilares, que está se tornando meio inviável, com valor de R$ 51 milhões. Acho que eles têm que mudar o projeto, tentar reduzir esse custo para em torno de R$ 20 milhões, que acho dentro da nossa realidade. Aí vamos conseguir construir essa ponte mais facilmente — avalia.
Já o presidente da Associação Amigos de Nova Roma, Tranquilo Tessaro, disse não se surpreender com a decisão da União:
— O jeito público de fazer, pelo visto, não muda tão cedo.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, sob o qual a Defesa Civil Nacional é subordinada, confirmou a informação e disse que "o Estado entrou com processo de reconstrução da ponte, mas ele foi negado pela área técnica na última semana, justamente porque já estrutura já havia sido reconstruída".
Promessa mantida para São Valentim do Sul
Leite também garantiu que a ponte da RS-431 sobre o Rio Taquari, entre o limite de Santa Tereza com a localidade de Santa Bárbara, em São Valetim do Sul, será reconstruída. A estrutura anterior também caiu na enxurrada de setembro, interrompendo a rodovia que liga Bento Gonçalves a Dois Lajeados.
Para amenizar o problema, o governo contratou uma balsa durante o desenvolvimento do projeto da nova travessia. O serviço estava previsto para começar a operar na metade de janeiro, mas ficará para a próxima semana devido à baixa quantidade de água no rio, que dificultou o transporte da embarcação até o ponto de operação.
— Estamos, sim, fazendo os projetos para as pontes definitivas em cada uma dessas localidades (Santa Bárbara e Nova Roma do Sul) — afirmou Leite.
Entrevista
Confira a íntegra da entrevista do governador Eduardo Leite, que também tratou de outros temas de interesse da Serra.