A tradicional ponte de ferro que liga Farroupilha a Nova Roma do Sul caiu com a força da água do Rio das Antas. A queda aconteceu em dois momentos no final da tarde desta segunda-feira (4). Inicialmente, pouco antes das 18h, parte da estrutura, no território de Farroupilha, havia desabado. Mais tarde, a outra parte não suportou a força da água e também ruiu.
Com isso, o acesso a Nova Roma pela RS-448, por Farroupilha, está interditado, assim como a balsa que liga o município a Nova Pádua. O único acesso a Nova Roma fica restrito ao caminho via Antônio Prado, utilizando a RS-437 e a RS-448.
Em entrevista à RBS TV, o prefeito Douglas Pasuch informou que essa seria a primeira vez que a água teria ficado no nível da ponte. Além disso, ele comentou estar preocupado com a situação econômica do município.
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e classificou a queda da ponte como a maior adversidade do município. O município estabeleceu contato com o Governador do Estado, que teria assegurado "não medir esforços para auxiliar na reconstrução dessa importante ligação para nossa cidade". A nota diz ainda que:
"É reconfortante saber que, até o momento, não perdemos vidas e não temos relatos de desaparecidos. Em tempos como este, é crucial lembrar que somos uma comunidade unida, e juntos superaremos este capítulo doloroso em nossa história.
Nossa história é um testemunho de trabalho árduo, esforço incessante e lutas que moldaram a identidade de Nova Roma do Sul ao longo dos anos. Com base em nossa rica herança de superação, estamos confiantes de que, juntos, podemos enfrentar e vencer qualquer desafio que a vida nos apresente.
Contamos com a força e a solidariedade de cada cidadão para reconstruir nossa amada ponte e continuar a escrever a história de Nova Roma do Sul com determinação e coragem."