Com três casos de dengue confirmados no bairro Centenário, a prefeitura de Farroupilha vai realizar um mutirão para recolher criadouros do mosquito Aedes aegypti neste sábado (9). A ação ocorrerá das 7h30min às 11h30min em todas as ruas do bairro.
As equipes da prefeitura passarão pelas casas para orientar a população sobre os possíveis criadouros, que podem ser latas e garrafas vazias, pneus, calhas, baldes, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Assim, a administração municipal também pede para que os moradores deixem esses possíveis focos na frente das residências para facilitar o recolhimento.
Dia D em Caxias
Também no sábado Caxias do Sul realizará o Dia D contra a dengue. Essa ação contará com orientação e, principalmente, reforço no atendimento às denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti na cidade, e terá a utilização do drone da Guarda Municipal.
No bairro Reolon, por exemplo, haverá a presença do mascote da campanha. Além disso, um carro de som circulará pela cidade orientando a população sobre a importância de realizar uma varredura no pátio e eliminar pontos de água parada, por exemplo. Denúncias podem ser feitas pelo Alô Caxias, no telefone 156, de forma anônima.
Para tirar dúvidas da comunidade, a sede da Vigilância Ambiental em Saúde, na Rua Ernesto Alves, nº 1922, estará aberta das 9h às 12h e das 13h às 16h30 para orientar a população. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão abertas das 9h às 15h para o Mutirão de Saúde da Mulher e as equipes também prestarão informações e orientações sobre o combate à dengue, além de entregar material informativo. Se chover, a ação se concentrará nas UBSs e na circulação do carro de som.
Somente nos dois primeiros meses de 2024 as denúncias de possíveis focos do mosquito da dengue cresceram 220% em Caxias do Sul em relação ao mesmo período do ano passado.
Cuidados com o mosquito
- Não deixar lixo espalhado, em local próprio ou via pública, que possa acumular água.
- Pneus em desuso ou inservíveis precisam ser mantidos em locais secos.
- Armazenamentos temporários de água não podem ficar expostos.
- Caixas d'água precisam ficar fechadas.
- Piscinas precisam ser protegidas quando não usadas.
- Potes com plantas precisam ficar secos ou preenchidos com areia e serem lavados semanalmente.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul