Além de galpões em Caxias do Sul, fábricas desativadas do município de Flores da Cunha, na Serra, estão atraindo a atenção da Lecar, empresa brasileira de carros elétricos, com o objetivo de instalar a linha de produção em larga escala do veículo Model 459. A previsão da montadora é de que os modelos comecem a ser fabricados entre o final deste ano e o começo de 2025. O protótipo, que atualmente está em fase de conclusão, tem atraído olhares pela promessa de revolucionar o mercado nacional.
De acordo com a assessora de imprensa da Lecar, Marília Cardoso, após a finalização da montagem, o carro deve passar por rigorosos testes e homologações em Londres, na Inglaterra, previstos para começar no mês de abril. O processo de testagem deve ocorrer ao longo de um período de sete a nove meses. Depois disso, a empresa pretende iniciar a produção em escala.
A estimativa é que o carro Model 459 chegará ao mercado com um valor inicial de R$ 279 mil. Entretanto, a empresa tem buscado incentivos fiscais para tentar reduzir o preço até a chegada do veículo no mercado.
Fábricas da Serra
Em busca de instalações ideais para a produção em larga escala, a empresa procurou por fábricas e galpões de Caxias do Sul, onde o protótipo do Model 459 começou a ser montado em dezembro do ano passado, mas encontrou recentemente um espaço de 100 mil metros quadrados em Flores da Cunha, que está previsto para ser o local da fabricação. A escolha de fazer a montagem na Serra ocorreu, principalmente, por ser um centro industrial com alta concentração de empresas metalmecânicas, de robótica e de usinagem.
O espaço onde o carro está sendo montado atualmente fica em Caxias, em uma empresa parceira da marca. Conforme o planejamento da Lecar, o local escolhido para a fábrica será alugado e, a partir do início da fabricação em escala, a empresa quer iniciar uma nova era para a indústria automotiva brasileira, colocando o país no mapa global dos veículos elétricos.
Intenção era fabricar modelo popular na Bahia
A partir da fabricação do Model 459, a empresa já vislumbra colocar no mercado um modelo popular de carro elétrico. O veículo será hatch, de quatro portas e cinco lugares. Além disso, deve ter um motor 100% elétrico de 75 cavalos, câmbio automático e atingirá 80% da carga em 20 minutos.
Para dar início à produção do modelo popular, que ainda não foi nomeado oficialmente, a Lecar tentou fazer negócio para que a fábrica de montagem fosse no terreno da antiga estrutura usada pela Ford, que decidiu sair do país. Porém, o governo baiano decidiu que o local abrigaria a chinesa BYD. A Lecar pode recorrer. A produção do modelo popular da empresa brasileira ainda não tem previsão de ser iniciada, mas tem custo inicial estimado em R$ 100 mil para venda do veículo ao consumidor.