A segunda edição do Ecofest, evento promovido pela secretaria municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (SEMMA), teve clima de despedida do verão neste sábado (16). A manhã de sol e calor se transformou em um início de tarde abafado e com céu encoberto.
No Ecoparque, em frente ao Jardim Botânico, no bairro Nossa Senhora do Rosário, tendas de serviços e alimentação esperavam um grande público, mas que não se refletiu por conta do clima que teve chuva e queda de temperatura.
Ainda assim, quem saiu de casa pôde conferir as atrações musicais e voltar com mudas frutíferas distribuídas gratuitamente. Para as crianças, camas elásticas garantiram a diversão. Em um tabuleiro gigante, o registro de uma amizade feita por meio do esporte. Valentina Velho de Souza, 9 anos e o motorista Luís Henrique dos Santos, 42, disputavam um partida de xadrez sem se importar com a virada do clima.
— Aprendi a jogar com a minha professora de Educação Física. — disse a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oswaldo Cruz.
Enquanto a filha de quatro anos se divertia com as atividades oferecidas pelo ônibus da secretaria municipal de Educação (SMED), Santos aproveitou para retomar um hábito que nunca abandonou e, inclusive, ensinar quem aprendeu há pouco:
— O xadrez sempre fez parte da minha vida, ela estava aqui olhando curiosa e resolvi brincar — disse.
Organizadora do evento, a gerente de Educação Ambiental da Semma, Pâmela Kuse, lamentou o clima que afastou o público de um evento que promove a conscientização ambiental e a cidadania:
— Realizamos duas edições por ano, no final do verão e da primavera. Distribuímos ecobags para desincentivar o uso de sacolas plásticas, disponibilizamos vacinas e aproveitamos para trabalhar a conscientização do combate à dengue — disse.
Foi com um muda de laranjeira que o casal Itacir,62, e Rita Bordin,61, voltou para a casa neste sábado sem se importar com o clima. Pelo contrário, os aposentados até agradeceram que o calor deu um trégua.
— Fui carteiro por 42 anos, passei muito calor na vida — brincou.
Já a esposa, aprovou a realização do evento que soube por recomendação da filha:
— É tudo muito instrutivo, e o fundo musical é maravilhoso, sempre participo de eventos como esse.
A próxima edição ocorre no final da primavera, ainda sem definição de data.