A Festa da Uva de 2024 ganha adrenalina e velocidade no domingo (25). Uma edição especial do Drag Day, evento de arrancadas automobilísticas, será realizado na Av. Ruben Bento Alves, no trecho a partir da rotatória da Rua Atílio Andreazza, no bairro Sagrada Família. Já é a quarta edição da competição em Caxias do Sul. Mais de cem pilotos são esperados para correr e, ao mesmo tempo, desfilar carros que parecem saídos do cinema. Além de dar espaço a competidores regionais de arrancadas, a prova tem também um objetivo especial para os amantes deste esporte: arrecadar fundos para a construção de um centro esportivo automotor, no distrito de Vila Seca.
— Hoje, é feito na rua porque estamos em busca de ter o nosso espaço. Já temos um projeto para fazer nossa pista em um centro automotor junto ao parque rural, lá em Vila Seca. Nosso grande objetivo é ter o nosso espaço — explica Diogo Schmitz, presidente da Associação Caxiense de Esporte Automotor (Ascea).
O Drag Day, logicamente, segue regras de segurança e tem autorização do poder público. Com arquibancadas montadas na Perimetral, o público poderá assistir de perto os carros e motos — o ingresso VIP dá até a oportunidade de acessar o box. O piloto Paulo Canali, 44 anos, também relembra que o Arrancadão traz de volta uma marca antiga da Festa, que em edições como a de 1950 contou com a Grande Corrida Automobilística.
— Traz a essência que a Festa da Uva tem com eventos automobilísticos — destaca Canali, que é vice-presidente da Ascea.
Hobby ou esporte?
Canali, assim como outros pilotos da Serra, competirá no Drag Day. O experiente piloto explica que as provas de arrancada fazem parte de categorias do automobilismo. Inclusive, para participar de competições como essa, o piloto deve ser federado na Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
— Tu não pode simplesmente pegar e dizer, "ah, hoje estou afim de ir lá correr". Não é assim. Tu tem todo um processo de fazer a carteira de piloto e tem todas as normativas para seguir — observa Canali.
Mesmo assim, o esporte não deixa de ser um hobby, especialmente pela paixão pelos carros. Canali, por exemplo, diz que a ligação com a velocidade existe desde quando era criança. Na juventude, ela apenas aumentou, especialmente com a inspiração de filmes como "Mad Max", que o fizeram sentir vontade de ter aquele carro potente e "nervoso". Logo depois de alcançar a maioridade, ele começou a competir. A primeira arrancada foi em 1998.
— Foi uma forma de eu ter acesso a um autódromo e a uma reta de arrancada. É uma forma de acessar a pista, de ter um momento piloto — conta Canali, que também é fã da franquia "Velozes e Furiosos".
Há quem também tenha se aproximado do esporte após ver de perto algumas provas. É o caso do chapeador Francisco Ventura, 50. Após acompanhar arrancadas em uma antiga pista de Antônio Prado, ele decidiu montar o próprio carro para competir: um Chevette Turbo.
— Desde o começo, eu peguei o carro pensando na arrancada — diz Ventura.
A transformação é, especialmente, na parte mecânica e internamente, para respeitar normas de segurança, como, por exemplo, o banco concha, que tem o cinto de segurança quatro pontos. Em categorias de carros mais potentes, a gaiola é requisitada.
No caso de Ventura, essa transformação teve custo entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Mas, o piloto lembra que já viu casos de competidores gastarem até R$ 600 mil para deixarem os carros mais potentes.
"É uma emoção"
No último Drag Day de 2023, em dezembro, Ventura não conseguiu competir com o Chevette. No dia da prova, uma peça quebrou e o piloto teve que ficar como espectador. Na Perimetral, tudo está pronto para este filme não se repetir e ele ter um sentimento que já conhece:
— É uma emoção (estar no volante) para quem ia assistir e hoje estar dentro do carro. Quando tu está ali dentro e todo mundo vibrando na arquibancada, a adrenalina sobe.
Serviço
- Quando: domingo (25), das 8h às 18h
- Onde: Avenida Ruben Bento Alves, a partir da rotatória da Rua Atílio Andreazza, no bairro Sagrada Família
- Valor: ingressos de arquibancada custam R$ 45 e ingressos VIP, com acesso ao box, custam R$ 90
- Compra: site da Sympla.