Com terreno de quase 62 hectares, o projeto do Parque Rural, em Caxias do Sul, deve sair do papel. O projeto foi apresentado pela prefeitura, nesta sexta-feira (28), à comunidade de Vila Seca, onde deve ficar o empreendimento.
Por meio de decreto publicado na sexta-feira (28) no Diário Oficial, a área foi declarada de utilidade pública pelo município. As negociações com os proprietários estão em estágio avançado de conclusão para aquisição. O espaço também abrigará o Centro Esportivo Automotor, destinado a atividades envolvendo o automobilismo, mas com entrada e estrutura próprias. O local ficará nas proximidades da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, na Estrada Municipal, a dois quilômetros da Rota do Sol.
— O Parque Rural criará oportunidades para o desenvolvimento da região campeira de Caxias do Sul — falou o prefeito Adiló Didomenico, durante apresentação do projeto.
De acordo com ele, a construção do complexo também trará benefícios diretos à infraestrutura. Na segunda quinzena de agosto, o governador Eduardo Leite deverá anunciar a estadualização de todos os acessos da região campeira de Caxias do Sul ao futuro Aeroporto de Vila Oliva, incluindo o trecho que levará ao Parque Rural, segundo a prefeitura. O espaço poderá receber rodeios, tiros de laço, remates, leilões e exposições e também eventos festivos, bailes e apresentações.
— O parque é uma demanda de mais de uma década, que agora começa a se tornar uma realidade — comemorou o o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento de Vila Seca, Marcelo Buffon.