A prefeitura de Caxias do Sul espera definir até o Natal a área que vai abrigar o Parque Rural da cidade. O empreendimento será instalado em Vila Seca e será utilizado para atividades culturais, como rodeios e provas campeiras e também para eventos voltados à produção rural, como feiras agroindustriais.
A definição da área ocorrerá a partir de sugestões de uma comissão formalizada pelo município na última semana. O grupo é formado por representantes das secretarias do Urbanismo, Planejamento, Meio Ambiente e Agricultura, além de Samae, Chefia de Gabinete e representantes da 25ª Região Tradicionalista. Integrantes do Sindicato Rural Patronal, do Sindicato Rural, da Câmara de Vereadores, criadores do cavalo crioulo, comunidade e subprefeitura de Vila Seca também fazem parte do colegiado.
Conforme o secretário do Urbanismo, João Uez, três áreas sugeridas pela comissão já foram vistoriadas. A expectativa é de que, após o dia 15, sejam selecionados dois ou três terrenos que melhor atendem aos objetivos do empreendimento. Essas áreas serão levadas ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que tomará a decisão final.
— Estamos avaliando algumas áreas, porque podem envolver questão de áreas de preservação permanente (APPs). Podem ser áreas públicas ou privadas — afirma.
Após a definição do terreno que abrigará o Parque Rural, será dado início aos trâmites para a formalização do parque. Caso seja um espaço privado, por exemplo, será necessário encaminhar a aquisição. Se for uma área pública, se poderá trabalhar diretamente na formatação do projeto.
A comissão, inclusive, continuará participando mesmo após a escolha da área. A ideia é que os integrantes ajudem a definir como o espaço será ocupado e quais atividades especificamente serão atendidas e também atuem na administração do parque quando ele estiver em atividade. As construções que serão realizadas dentro do terreno também dependem das discussões do grupo.
Essas etapas de elaboração do projeto devem ser desenvolvidas ao longo de 2023. O custo do empreendimento dependerá das características da área e do que será construído.
Centro automotivo definido
O Parque Rural não tem relação com o Centro Automotivo Municipal, que irá abrigar eventos automobilísticos. Atualmente, programações do tipo ocorrem em locais que costumam gerar reclamação de moradores. Por isso, a prefeitura já definiu uma área na Rota do Sol para abrigar as atividades. O terreno, anunciado em setembro, pertence ao Samae e fica dois quilômetros distante do acesso a Vila Seca e Criúva, próximo à estrada que limita Caxias com São Francisco de Paula.
Os próximos passos são a aprovação, pela Câmara de Vereadores, da permuta da área do Samae por imóveis do município. Em seguida, o município pretende firmar convênio para cessão de uso da área para a Associação Caxiense de Esporte Automotor, que ficará com o encargo da execução e administração do centro. A parceria também precisa ser aprovada pelo Legislativo.