O Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul encaminhou, na última terça-feira (20), uma notificação extrajudicial à Festa da Uva de Caxias do Sul sobre o uso indevido do termo "polentaço". O documento foi elaborado pela empresa Barcellos Marcas e Patentes e solicitava a retirada da marca dos materiais de divulgação em um período de 48h após o recebimento da notificação.
Segundo a entidade, a Festa da Uva teria recebido a notificação no dia 21 de fevereiro, conforme documento emitido pelos Correios. O Centro de Tradições Italianas tem o registro da marca "polentaço" junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 10 de julho de 2007, com validade até 10 de julho de 2027.
A atividade foi criada em 1996 em Monte Belo do Sul e acontece a cada dois anos. A 12ª edição está marcada para acontecer nos dias 17, 18 e 19 de maio. Além do tombamento da polenta, outras ações como exposição de esculturas feitas com o alimento marcam o evento no Vale dos Vinhedos. O secretário municipal de Cultura e Turismo, e ex-presidente do Centro de Tradições Italianas, Alvaro Manzoni, disse que não se trata de ser contra a ação da festa caxiense, mas sim preservar a história na cidade.
— O polentaço (em Monte Belo do Sul), não é (s0mente) o tombo da polenta, ele é um evento, criou raízes, tem shows, gastronomia, exposição de esculturas de polenta, então não é apenas o tombo da polenta — explica Manzoni sobre o envio da notificação.
Ele ainda diz que, até o momento, não recebeu nenhum retorno da Festa da Uva sobre a retirada do termo "polentaço". Mesmo assim, segundo ele, um posicionamento por parte do evento caxiense será esperado até o final dessa semana.
— Não queremos prejudicar a nossa marca porque já está consolidada na região como um dos eventos gastronômicos que mais cresceu nos últimos tempos. E, segundo, porque não estamos aqui para brigar entre municípios que desejam a mesma coisa, que é o desenvolvimento turístico. Vamos aguardar mais alguns dias, caso a gente não tenha uma posição da Festa da Uva, vamos deixar ao nosso procurador (da Barcellos Marcas e Patentes) tomar as devidas providências.
Via assessoria de imprensa, a Festa da Uva disse que somente se manifestará sobre o caso após análise do setor jurídico.
O evento caxiense ocorreu no último sábado (24). A polenta foi preparada por mais de três horas no Pavilhão 1 e rendeu mais de meia tonelada e contou com oito cozinheiros. As 3 mil porções foram servidas, com molho, por volta das 13h. Essa foi a primeira vez que a Festa da Uva contou com uma atividade que distribuiu essa quantidade da comida típica da região.
Em janeiro, a Festa da Uva recebeu uma notificação do Comitê Olímpico Brasileiro sobre o uso indevido do termo "Olimpíadas Coloniais", assim, retornou para a nomenclatura antiga, "Jogos Coloniais".