Com o início das operações da companhia aérea Voepass, no dia 31 de março, a Latam vai alterar os voos que mantém no aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. A empresa vai deixar de ligar a cidade com aviões próprios ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e passará a operar no aeroporto de Congonhas. As mudanças estão previstas para abril.
As passagens para o aeroporto do centro da capital paulista estão disponíveis já para o dia primeiro de abril no canal de vendas da empresa com frequências às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos. A chegada a Caxias ocorre entre 10h15min e 10h25min da manhã e partida será às 11h15min. Com isso, a Latam passa a ser a segunda empresa aérea a oferecer voos de Caxias para Congonhas. Atualmente, a Gol já disponibiliza essa opção.
A mudança ocorre porque a Voepass fará a ligação de Caxias com o aeroporto de Guarulhos em parceria operacional (codeshare) com a Latam. Esses voos serão diários e operados com aviões turboélice ATR-72-500. A aeronave tem capacidade para 70 passageiros. A chegada a Caxias é prevista para as 15h30min, com partida programada para as 16h25min. As passagens para o voo da Voepass já estão disponíveis, mas devem ser adquiridas nos canais de venda da Latam.
Atualmente, a empresa está em fase de instalação no terminal caxiense. O balcão de check-in deve ficar pronto até o fim do mês e se trabalha na destinação de uma sala de apoio e uma posição no pátio de aeronaves.
A Voepass foi criada em 1995 e tem sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Com foco na aviação regional, anteriormente operava sob o nome de Passaredo. No Rio Grande do Sul, a empresa voa de Porto Alegre para Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana por meio do acordo operacional com a Latam.