O aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, transportou 334.318 passageiros ao longo de 2023, o maior número já registrado na história do terminal. São 112.869 viajantes a mais do que em 2022, um aumento de 50,9%. O recorde anterior havia sido registrado em 2019, quando 241.527 passageiros haviam circulado pelo terminal. Os números se referem a voos comerciais e também à aviação privada.
A movimentação já se encaminhava para o recorde ainda em agosto, quando a quantidade de passageiros transportados no acumulado do ano já havia superado a soma dos 12 meses de 2022. O mês de agosto, inclusive, foi o de maior movimento, com 34.624 passageiros, seguindo a tendência nacional, que também registrou pico no mercado doméstico naquele mês, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
— Temos notado um aumento expressivo de passageiros no período pós-pandemia, cujo foco tem sido o turismo. As companhias aéreas também são responsáveis, já que proporcionaram novas opções de voos no período de férias, de Caxias do Sul para o Rio de Janeiro. As políticas de incentivo fiscal do governo federal e a retomada da aviação civil regional também auxiliaram no desempenho do ano — avalia o diretor do aeroporto de Caxias, Maurício D'ávila.
Conforme dados do aeroporto, entre janeiro e setembro de 2023 foram contabilizados 878 voos em Caxias. Desse total, contudo, 78 precisaram ser desviados a Porto Alegre por conta das condições climáticas.
— Só em setembro, foram 31, pois tivemos grande instabilidade no Estado devido ao grande volume de chuvas e temporais — lembra D'ávila.
Atualmente, o aeroporto recebe voos de três companhias aéreas. A Gol liga Caxias a Congonhas, em São Paulo, seis vezes por semana, e tem outras duas frequências semanais ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A Azul tem voos diários ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), enquanto a Latam opera cinco ligações semanais com o aeroporto de Guarulhos, também em São Paulo.