Os 18 polvos de crochê entregues nesta semana ao Hospital Geral (HG) passaram por muitas mãos antes de darem conforto a bebês prematuros da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. As pelúcias que imitam o cordão umbilical da mãe foram confeccionadas pelos alunos 8º ano do Cetec Fundamental, de Caxias do Sul.
Embora os polvos sejam pequenos, a confecção envolveu diversos estudantes ao longo do segundo semestre deste ano. Eles foram tema da atividade prática orientada chamada Etnoatividades, componente curricular próprio da instituição que visa valorizar os trabalhos manuais, complementando a formação geral básica. Alunos de outras séries que participam da matéria também foram voluntários na confecção.
A professora Ketlim Favero Machado, coordenadora da disciplina, afirma que a intenção é dar continuidade ao projeto no próximo ano, tendo em vista que a motivação para fazer os polvos foi o apelo do HG para receber mais doações em função do grande número de atendimentos. A instituição é referência regional para partos de alta complexidade, atendendo Caxias do Sul e mais 49 municípios da Serra.
A doação dos polvos de crochê é uma ação do Cetec Solidário, departamento da escola que coordena os projetos sociais. No ato da entrega, os alunos também puderam conhecer a UTI Neonatal do Hospital Geral e conferir os recém-nascidos agarrados nos bichinhos iguais aos que confeccionaram. Antes de chegar aos prematuros, os polvos feitos pelos alunos passarão por esterilização para assegurar a saúde dos bebês.