Em novembro, o Pioneiro completa 75 anos de histórias emocionantes e de fatos marcantes na Serra. Para celebrar, acompanhe a série Olho Mágico, que mostra os bastidores de lugares simbólicos de Caxias do Sul onde poucas pessoas entram ou que quase ninguém tem acesso.
Do piso até o topo, o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, tem 45 metros de altura. Logo abaixo da luxuosa cúpula, o estreito caminho que a circunda a 30 metros do chão, por dentro do templo, é raramente acessado. Ao percorrê-lo, é possível ter uma visão ainda mais encantadora do templo, especialmente quando este está lotado de fiéis para as missas dos finais de semana.
É importante, contudo, não ter medo de altura para evitar a vertigem.
Existe um único momento do ano em que este estreito caminho, que se pode acessar pelos meandros do prédio, é utilizado. É quando a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio adentra o Santuário ao final da última missa do período de Romaria, em maio, sob uma chuva de pétalas de rosa. Do alto, alguns voluntários, que passam despercebidos, jogam as partes das flores para formar a bonita cena que marca o último ato do final de semana de devoção.
Para chegar até a parte alta do Santuário é preciso percorrer alguns lances de uma escada de madeira bastante estreita. Entre os pisos intermediários da edificação ficam as salas do setor de comunicação e também os estúdios da Rádio Miriam. Em outro andar está a pequena oficina onde são fabricadas as velas que adornam o templo - trabalho que atualmente está a cargo do padre e ex-reitor Alcindo Trubian.
Além de pequenas portas que dão acesso ao interior do templo, outras portas discretas permitem chegar até quatro sacadas externas, de acesso também restrito aos fiéis, mas que permitem contemplar a bela natureza da histórica Linha Palmeiro, onde habitavam os imigrantes que fundaram o Santuário Antigo, em 1890 (o atual é de 1963).
Tão ou mais bonito, contudo, é o Santuário visto por dentro, quando se está no alto. Isso ocorre especialmente após a instalação dos novos vitrais, em junho de 2020, que deram mais cores, simbolismo e mistério, inclusive à cúpula, que antes quase não era notada. É só ao mirá-la de perto que se pode ver em detalhes a imagem do Espírito Santo em forma de pomba, com seus dons em forma de línguas de fogo a distribuir os 12 frutos descritos nos vitrais que colorem a cúpula: Caridade, Alegria, Paz, Paciência, Benignidade, Bondade, Longanimidade, Mansidão, Fé, Modéstia, Continência e Castidade.
— A pintura interna e os grandes vitrais foram presentes pelos 60 anos do Santuário (comemorados neste ano). Além de dar uma mística maior, os vitrais alteram a forma como a luz entra no tempo, permitindo aos fiéis ter uma experiência mais introspectiva e se focar mais no mistério da oração. Assim atendemos a um pedido feito pelo bispo (Dom José Gislon) quando recebi o convite para assumir a reitoria, de fazer com que os fiéis pudessem se sentir mais acolhidos — comenta o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana.
No anel horizontal que se forma na parte baixa da cúpula, de perto também se pode ler a frase "O que foi gerado em Maria vem do Espírito Santo" (Mt 1,20). E, no anel vertical, pode-se admirar as nuances da coroa da pintura que representa a coroa de espinhos de Jesus Cristo perpassando 12 cruzes que representam os 12 apóstolos. Uma destas cruzes não tem cor, assim como as rosas que envolvem esta cruz estão secas.
— A rosácea com o ano 2020 escrito em latim simboliza o início da pandemia e as mortes e toda a dor provocada — explica Fontana.
Com a previsão de se iniciar no primeiro semestre do próximo ano, a cúpula do Santuário irá ganhar um revestimento em cobre patinado. A melhoria não apenas irá tornar o templo ainda mais suntuoso, com o tom esverdeado do material aplicado, como o prédio também ficará mais seguro, uma vez que o material exerce função impermeabilizante. Especialmente devido ao clima oscilante da nossa região, as infiltrações são constantes e prejudicam a estrutura. Com o custo estimado em R$ 800 mil, há uma campanha de benfeitoria em andamento, que permite a qualquer pessoa doar qualquer valor para ajudar a custear a obra.
"Para mim tem o sentido da vida"
A relação de Egídio Vieceli, 91 anos, com o Santuário de Caravaggio é anterior à própria construção do templo, o qual ajudou a erguer como ajudante do pai na fabricação de tijolos. Já adulto, foram mais de 40 anos de dedicação à congregação, auxiliando em serviços gerais. Recentemente, foi um dos benfeitores premiados com um troféu em reconhecimento pela trajetória de dedicação à igreja.
Da varanda da casa do aposentado é possível avistar o templo que ele se orgulha em ver cada vez mais bonito e acolhedor. Apesar da idade avançada, Vieceli comparece com frequência às missas e nunca perde a romaria, em abril. Mais do que morar próximo ao Santuário, é como se Caravaggio vivesse dentro dele:
— Tenho a alegria de poder dizer que fui batizado e fiz a primeira comunhão no Antigo Santuário. Quando tinha 13 anos, meu irmão e eu ajudamos na olaria para a construção do prédio atual, e na mesma época também entrei para o coral. Foi uma vida dedicada a Caravaggio, mas o que eu penso é que fiz pouco. Não poderia achar que fiz o suficiente. O sentido que o Santuário tem para mim é o próprio sentido da vida.