De janeiro a outubro deste ano, em Caxias do Sul, a Vigilância Ambiental já identificou 730 focos de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Esse número é preocupante, já que é maior do que o registrado em todo o ano passado, quando foram bloqueados 728 focos.
— Este inverno foi mais quente que a média e a primavera tem sido extremamente chuvosa. Este período quente e com chuva favorece o ciclo biológico do mosquito. Contamos com a colaboração da população para auxiliar no controle. Seguimos passando nas residências, fazendo a educação da população e buscando identificar e eliminar esses focos — salienta Rogério Poletto, diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Grande parte dos focos foi encontrada nos bairros Charqueadas, Cruzeiro, Reolon, Nossa Senhora de Fátima, Pio X e Planalto. Os agentes de endemias também realizam visitas periódicas em 197 em pontos estratégicos e desenvolvem diversas atividades educativa como teatro infantil, palestras, participações em eventos públicos, entre outras.
A Vigilância Ambiental solicita que a população reforce os cuidados com quaisquer recipientes que possam acumular água parada, como tambores, barris, baldes, latas, regadores, vasos de plantas, ralos, lixos, caixas d'água, ambientes onde o mosquito se reproduz. A SMS lembra que o município registra 40 casos da dengue, sendo três contraídos no município (autóctones) e 37 importados, o que indica que já existem mosquitos adultos infectados em circulação na cidade.
Confira alguns cuidados:
- Não deixar água acumulada;
- Virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;
- Fechar bem o saco de lixo e deixar fora do alcance de animais;
- Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Manter a caixa d'água bem fechada;
- Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
- Manter bem tampados tonéis e barris d'água;
- Trocar a água dos vasos de plantas;
- Encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavá-los semanalmente com escova;
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;
- Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
- Lavar com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.