Um grupo de voluntários da causa animal de Caxias do Sul arrecada doações para os municípios de Roca Sales e Encantado. Desde a devastação das cidades, atingidas pela enchente do Rio Taquari, na semana passada, diversas pessoas têm ajudado na limpeza e na reconstrução, bem como no recolhimento de doações. Na Serra, os principais focos estão em Santa Tereza e na comunidade de Linha Alcântara, em Bento Gonçalves.
O Instituto Patinhas esteve nos dois municípios e auxiliou também os cães que estavam abrigados em um ginásio. Eles trouxeram 40 animais para serem tratados em Caxias do Sul. As doações lotaram dois caminhões.
Segundo a presidente da entidade, Natiele Gomes, o cenário era desolador. Ela afirma que foram entregues 1,3 mil quilos de ração, 300 kits de higiene e limpeza, 300 sanduíches, 300 kits de doces para as crianças, 50 pacotes de fraldas, roupas, sapatos e colchões. O Patinhas também lançou uma campanha para arrecadar material escolar para que as crianças possam voltar às aulas assim que as atividades forem retomadas.
— Precisamos de cadernos, borrachas, lápis de cor, estojos, mochilas... O que as pessoas tiverem podem trazer que a gente vai montar os kits e levar para essas crianças. Também precisamos de colchões e produtos de limpeza, que são os primeiros itens a serem levados.
Natiele destaca que foram localizados diversos cães que precisavam de ajuda. Os que estavam em estado mais grave foram trazidos para Caxias. Ao final do tratamento, os voluntários pretendem devolvê-los aos tutores, caso tenham. Dos 40 cães, 26 filhotes foram resgatados em Encantado.
Ela explica que alguns foram resgatados das enchentes e levados por uma ONG para ginásios de Roca Sales e de Encantado. Alguns, que possuem sintomas de cinomose e outros de parvovirose, foram internados em clínicas veterinárias de Caxias e estão em isolamento, já que as doenças são contagiosas para outros cães.
— Muitos cães e gatos, além de outros animais morreram nas enchentes. Tivemos que reanimar uma filhotinha que não conseguia mamar e estava bem gelada. Resgatamos em torno de 14 cães de portes médio e grande e 26 filhotinhos de até 30 dias. Roca Sales foi ao chão. Os gatos que sobreviveram subiram em árvores e agora começaram a descer — relata ela.
Natiele ressalta que o instituto também precisa de doações de casinhas:
— As pessoas perderam as casas, não tem onde morar. Também não vimos nenhuma casinha de cachorro em pé. Então, precisamos de doações de casinhas porque há diversos animais pelas ruas. Se alguém estiver disposto a ajudar com lar temporário voluntário para os cães também podem nos procurar.
As doações podem ser entregues em três pontos de Caxias do Sul: Rech 7 Futebol (Rua Juvenal Avelino Costa, 427, bairro Marechal Floriano), Tudo em Rações (Rua Botafogo, 1.660, bairro Universitário, ou Avenida Dr. Renato Del Mese, 1.327, bairro Fátima). Para doações em dinheiro, o Pix é o CNPJ: 43563779000166.