Bento Gonçalves segue contabilizando os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a região e que provocaram a cheia no Rio das Antas. Os locais mais afetados foram os distritos de Farias Lemos e a comunidade de Linha Alcântara. Estimativa parcial é que os prejuízos somem R$ 50 milhões. De acordo com a atualização mais recente da Defesa Civil do município, 115 casas foram levadas pela enxurrada e 200 sofreram algum tipo de dano e precisam reparos.
Um decreto que oficializa a situação de emergência devido à cheia foi assinado nesta quarta-feira (6). Além dos estragos nas residências, foram contabilizados prejuízos parciais na agricultura. De acordo com dados da Emater, foram atingidos 26 hectares, com perda de 226,6 toneladas de produção, entre elas a uva, laranja, bergamota, milho, outras frutas.
Ainda conforme a prefeitura, foi desobstruído o acesso à estrada Imaculada Conceição e iniciada a limpeza no local com recolhimento de árvores, galhos, limpeza da via e auxílio para retirada de materiais das casas. Com o volume de água diminuindo foi possível iniciar a avaliação da ponte de Cotiporã, que está com as cabeceiras danificadas. Somente após o nível do rio baixar será possível avaliar o restante da estrutura.
O trânsito segue interrompido no acesso à Santa Barbara, pois parte da ponte foi levada pela água. Em Tuiuty a estrada sentido Passo Velho foi liberada e as equipes seguem para o trabalho na Linha Buratti.
O Ginásio da Linha Alcântara segue como ponto de apoio para refeições de quem necessita e distribuição dos donativos arrecadados.
Doações são recebidas
Nesta quinta (7), a prefeitura iniciou uma campanha de arrecadação de donativos. Os materiais recebidos serão levados para cidades do Vale do Taquari. São aceitos móveis, camas, colchões, produtos de limpeza, roupas de cama, ração para os animais, além de alimentos.
Os pontos de coleta são na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Osvaldo Aranha, na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, no Complexo Administrativo (Rua 10 de novembro, 190, Cidade Alta) e Polícia Rodoviária Federal (BR 470, km 217,3).
Para mais informações e recolhimento de doações entre em contato pelo número (54) 3055.7337.