Pouco mais de dois anos após a rescisão do contrato com a empresa que faria a reformulação do acesso ao bairro Planalto pela BR-116, a prefeitura de Caxias abriu, nesta semana, novo processo para contratar a obra. Assim como previsto no projeto que seria executado anteriormente, as mudanças vão incluir novas faixas de espera e de retorno, mas não será mais instalada uma passarela para a travessia de pedestres.
O desenho atualmente em contratação é praticamente o mesmo em relação ao que havia sido projetado em fevereiro de 2015, sendo retirada apenas a estrutura elevada. Outra modificação foi na extensão das faixas de espera para quem trafega no sentido Ana Rech-Galópolis e converte à esquerda para acessar o bairro.
— Teve alteração em função dos semáforos. Aumentamos a faixa para quem entra no bairro para ter mais espaço — explica o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring.
Os semáforos mencionados pelo secretário serão instalados no cruzamento da rodovia com a Avenida Marcopolo e com a Rua Pedro Benjamin Stalivieri, facilitando a travessia dos veículos que saem do Planalto em direção ao bairro Cristo Redentor. Já o cruzamento da via pelos pedestres também terá o auxílio de sinaleiras e ainda de lombofaixas (faixas de pedestres pintadas em cima de lombadas).
A substituição da passarela pela travessia em nível foi recomendada pela equipe de auditoria de segurança viária. A justificativa é de que a estrutura era "inadequada e inaceitável para os pedestres". A avaliação dos técnicos se baseou em estudos que apontam que as pessoas não utilizam passagens superiores ou inferiores se podem realizar a travessia em nível. Isso porque o deslocamento até as estruturas demanda tempo e esforço. No caso da passarela do Planalto, a extensão das rampas de acesso equivaleriam ao dobro da largura da BR-116, desestimulando o uso, conforme entendimento da Secretaria de Trânsito.
A remodelação prevê 150 metros de faixa de espera para os veículos que entram no Planalto a partir do sentido Ana Rech-Galópolis. Dessa forma, os motoristas precisarão acessar uma nova alça de retorno, que será construída junto ao acostamento do sentido contrário. Já os motoristas que saem do bairro e acessam a Rua Pedro Benjamin Stalivieri, em direção ao bairro Cristo Redentor, poderão cruzar diretamente as pistas da rodovia, ao contrário do que ocorre atualmente, com a utilização de um recuo junto ao canteiro central.
As propostas das empresas interessadas em realizar a obra serão conhecidas no dia 14 de setembro. Uma vez contratado, o trabalho deve iniciar em até dois dias úteis após a ordem de início e serem concluídos em até oito meses. O projeto original, com passarela, estava orçado em R$ 6 milhões. Agora, o custo previsto é de R$ 4,73 milhões. A reformulação será paga com recursos obtidos pelo município via empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
Contratação e rescisão
As modificações no acesso ao Planalto chegaram a ser contratadas e autorizadas em agosto de 2020, cinco anos após a finalização do projeto. Na época, além das faixas de espera e retorno, a empresa responsável deveria construir uma travessia aérea com sete metros de altura sobre a pista, com três metros de largura e 2,5 metros de altura interna.
Poucos dias após a autorização do trabalho, a construtora instalou uma placa com informações da obra às margens da rodovia, mas nada foi feito depois disso. O impasse envolveu a falta de apresentação de um plano de ação para as obras, exigido em contrato. Como a BR-116, é bastante movimentada e reúne infraestrutura de vários órgãos, como redes de gás e telefonia, a empresa precisa detalhar o passo a passo das intervenções.
A empresa contratada em 2020, porém, nunca apresentou o documento e, por conta disso, o município rescindiu o contrato em julho de 2021. Desde então, a prefeitura trabalhava na modificação do projeto e nos trâmites burocráticos para a publicação da nova licitação.
A nova empresa a ser contratada também deverá apresentar um plano de ação para as obras.