O projeto para acesso ao bairro Planalto, na BR-116, em Caxias do Sul, não vai mais contemplar uma passarela. Nesta segunda-feira, foi realizada reunião de lideranças comunitárias da região com secretários municipais e com o vereador Lucas Caregnato (PT).
O novo projeto pretende garantir a segurança com alterações de traçado e operação e um sistema de semaforização.
O novo acesso ao bairro não se dará onde é hoje, mas, sim, cerca de 150 metros abaixo, para quem trafega em direção a Galópolis, com um balão para retorno e o ingressos dos motoristas no bairro em outro ponto que não o existente, o que elimina o problema da fila de carros que vai além da alça de refúgio. A saída do bairro permanece no ponto atual. As informações são do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.
— A passarela atenderia somente poucos pedestres, pois ficaria localizada distante de um dos pontos de maior movimento, que é a escola (Estadual Melvin Jones) — justificou o prefeito Adiló Didomenico
O projeto precisa receber autorização do Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. A passarela estava orçada em R$ 6 milhões. Será preciso reapresentar o projeto de acesso para buscar outra vez os recursos para a obra, a ser financiada pela CAF, a Cooperação Andina de Fomento, com alteração da destinação de recursos.