Neste sábado (5), o Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul sedia o Mamaço, um ato de amamentação coletiva para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. A programação integra o Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O Mamaço ocorre das 14h às 17h, com entrada gratuita.
De acordo com uma das organizadoras da iniciativa, Uine Monteiro, o ato surgiu a partir de uma situação ocorrida em São Paulo, onde uma mulher foi escoltada para fora de um shopping porque amamentava o filho em público.
— A partir disso, as apoiadoras e ativistas em prol da amamentação começaram a se reunir e a fazer a "hora do mamaço", que consiste em várias mães amamentando seus filhos em público para mostrar que esse é um ato natural, biológico, fisiológico e, acima de tudo, um ato de amor. A mãe tem direito de exercer a amamentação sem nenhum constrangimento, sem nenhum olhar feio, independente da idade da criança, independente do horário e do local — explica Uine.
A programação contará com show musical, oficina de dança, roda de conversa e, claro, a hora do mamaço, às 17h. Segundo Uine, o objetivo é reunir as mães e promover uma tarde de atividades envolvendo mães e bebês, mães, crianças e a sociedade para incentivar o aleitamento materno.
— É o alimento mais precioso, mais rico. Mesmo que exista uma fórmula que imite o leite materno, ela não consegue atingir o padrão ouro, é por isso que é "agosto dourado". Nós nos reunimos e convidamos toda a sociedade para acolher, acompanhar e aproveitar uma tarde em conjunto — convida.
Da mesma forma que o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a ação tem o intuito de sensibilizar a sociedade em prol da causa.
— O ato da amamentação não é só uma função da mãe, e sim da rede de apoio e da sociedade, porque nós precisamos de apoio no nosso entorno para tornar a amamentação viável — finaliza.
Programação
- 14h - roda de acolhimento e troca de experiência entre mães, com orientações profissionais e a mediação de Larissa Simon;
- 15h - oficina de Dança Maternal com Amanda Zucco;
- 16h - apresentação musical com Luana Marasca;
- 17h - encerramento com sorteio de brindes e a Hora do Mamaço (amamentação em conjunto).