Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visitaram nesta quarta-feira (17) a área onde será construído o futuro aeroporto de Vila Oliva, no interior de Caxias do Sul. Os quatro técnicos do órgão estadual vistoriaram o terreno para verificar as características da fauna e da flora da região.
O trabalho integra a análise dos projetos executivos do aeroporto para a emissão da licença de instalação, documento que autoriza o início das obras do ponto de vista ambiental. O município protocolou a solicitação na Fepam em março deste ano, logo após a conclusão dos projetos executivos.
Após a coleta de dados, os técnicos devem elaborar um parecer técnico sobre as condições da área. O documento também deve apontar se há necessidade de novas visitas.
Além dos servidores da Fepam, técnicos das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente de Caxias, também acompanharam a vistoria. Integrantes da Garden Engenharia, empresa responsável pelos estudos ambientais do aeroporto, e da Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, que elaborou os projetos executivos, acompanharam o grupo.
O projeto do aeroporto de Vila Oliva já conta com a licença ambiental prévia, emitida com bases nos estudos ambientais e no projeto básico do terminal. Foi esse documento que permitiu e embasou a elaboração dos projetos executivos, uma vez que aponta diretrizes para a redução do impacto ambiental.
A licença de instalação, uma vez emitida, deve apontar as regras para a preservação ambiental a serem adotadas na construção. Uma vez concluída a obra, a Fepam ainda precisará emitir a licença de operação. Nesse caso, os técnicos do órgão verificam se a construção seguiu as diretrizes da autorização anterior e permitem a operação do aeroporto.
A estimativa da prefeitura é de que a licença de instalação seja emitida nos próximos meses, o que permitirá o início das obras ainda neste ano. Para isso, também é necessário realizar a licitação do trabalho, cujo edital está em elaboração pelo município.