Uma caminhada realizada pelo Conselho Tutelar da Macrorregião Sul e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caxias do Sul marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quinta-feira (18). Estudantes de pelo menos 10 escolas e outras instituições de ensino da cidade, além de representantes de entidades ligadas à rede de proteção, participaram do ato que teve concentração iniciada por volta das 9h, em frente à prefeitura. O trajeto seguiu pela Rua Alfredo Chaves, Avenida Júlio de Castilhos, até a Praça Dante Alighieri, onde, até as 11h, foi distribuído material informativo referente à campanha do Maio Laranja, alusiva à data.
Segundo Daiane da Cruz, integrante do colegiado que promoveu a ação, o objetivo é chamar a atenção para a importância da denúncia e também do desenvolvimento de políticas públicas que possam contribuir para a prevenção de casos.
Na região do Conselho Tutelar em que ela atua é percebida uma tendência de aumento de casos de abuso sexual no comparativo com o ano passado. Ao longo de todo 2022 foram 122 casos, sendo que em 2023, somente até o início deste mês, chega a 90 o número de casos contabilizados.
— Estamos mostrando que todos estão de olhos abertos pra prevenção da violência. Os adolescentes estão sendo preparados pra se auto proteger e saber que podem denunciar; já os profissionais pra mostrar a importância que esse tema tem, porque é a pior das violências — afirmou Daiane.
— Essa caminhada de hoje também quer dar um basta aos casos de violência — exclamou, durante a caminhada, o coordenador do Conselho Tutelar que organiza a ação desta quinta, Maxwel Abreu da Silva.
Com balões laranjas e cartazes pelo fim da violência, o ato também destacou o canal de denúncias para casos de abuso, por meio do Disque 100.