Prestes a completar um mês do início do outono, a serra gaúcha pode se preparar para de fato começar a sentir o impacto do frio. A estação das folhas começou no dia 20 de março e, na última semana, deu uma amostra de temperaturas baixas. Nos próximos dias, no entanto, as marcações dos termômetros devem cair bastante em boa parte do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Climatempo, a partir desta quarta-feira (19) até a sexta-feira (21) as temperaturas na Serra irão despencar. Indicativo para que as pessoas retirem os casacos mais grossos do armário. Nos pontos mais altos da região a mínima pode chegar a 0°C. É o caso de São José dos Ausentes.
Em Caxias do Sul, as máximas até o domingo (23) vão ficar em 23°C e, as mínimas, em 5°C. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, a cidade terá aumento de nebulosidade nesta quarta-feira e poderá ter alguma chuva à tarde ou à noite, mas de fraca intensidade.
— A temperatura fica baixa o dia todo porque uma forte massa de ar frio estará entrando no Rio Grande do Sul. O vento moderado vai aumentar a sensação de frio. Na quinta, sexta e no fim de semana, o sol vai predominar e não chove. Esta previsão vale para toda a serra gaúcha. Pode ter geada ao amanhecer na quinta e na sexta. O feriado prolongado será marcado por noites e começos de manhã frios, e tardes amenas. Algumas áreas podem ter nevoeiro ao amanhecer no fim de semana. A expectativa é de que sejam os dias mais frios do ano, até agora — projetou Josélia.
Ainda conforme a Climatempo, a geada pode se formar em todas as cidades da Serra no amanhecer do dia 20 e do dia 21. No fim de semana, 22 e 23, a previsão é de que já ocorra uma elevação de temperatura, descartando previsão de geada.
Como durante as tardes nesta semana as temperaturas estarão amenas, também não estão descartados períodos de calor. Por falar em temperaturas altas, os meteorologistas da Climatempo ainda não têm informações sobre o tradicional veranico de maio.