A prefeitura de Farroupilha realiza nesta terça-feira (18) um "fumacê" nas ruas do bairro Monte Pasqual. A borrifação da substância que mata o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika ocorre a partir das 19h. A ação ocorre após o município ter registrado o primeiro caso de infecção por dengue autóctone, ou seja, que foi contraída na própria cidade, em uma pessoa residente do bairro. O "fumacê" é uma medida autorizada e alinhada junto à Secretaria Estadual da Saúde no intuito de prevenir novos casos da doença.
As equipes da Vigilância Epidemiológica passarão pelas ruas: Santo Ângelo, Santa Maria, Manoel Pasqual, Arcângelo Milesi, em partes da Rua Santo Augusto, Ambrósio Pasqual, Sananduva e na João Fabro Filho. Os moradores deverão ficar dentro de casa por no mínimo uma hora, além de prender seus animais de estimação, pois o produto é tóxico podendo causar náuseas, vômitos e mal-estar geral. A orientação também é para que os apicultores do bairro protejam suas abelhas.
Toda a ação contará com o apoio da Brigada Militar e os agentes da Vigilância estarão devidamente identificados e protegidos para aplicação do produto. Em caso de chuva, a ação será transferida e os moradores comunicados.
Bota-fora em Caxias do Sul
A prefeitura de Caxias do Sul organizou ações com a Codeca e as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para aumentar a conscientização da população e prevenção contra o mosquito da dengue. No dia 27 de abril, haverá um bota-fora no bairro Reolon. A população poderá colocar na calçada os objetos que não são mais utilizados, exceto materiais de construção, que podem acumular água parada. A Codeca passará pelas ruas em que circula o transporte coletivo urbano para recolher este material, entre 8h e às 16h.
Principais sintomas da dengue
- Febre alta acima de 39° em períodos de dois a sete dias;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Aumento progressivo do hematócrito (medida da proporção de hemácias no sangue).
Dicas de prevenção
- Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda.
- Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
- Troque a água dos animais de estimação e lave as vasilhas constantemente.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada.
- Caixas d'água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo; limpeza também deve ser feita constantemente.
- Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos.
- Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo.
- Mantenha materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.