Os elevados índices de focos do mosquito Aedes Aegypti em Caxias do Sul preocupam a prefeitura. Até o momento, segundo levantamento da Vigilância Ambiental, 411 focos já foram localizados na cidade; destes, 77% em locais habitados. O município contabiliza até agora 10 casos positivos de dengue, todos importados.
Com bases nesses dados, a prefeitura organizou ações com a Codeca e as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para aumentar a conscientização da população. No dia 27 haverá um bota-fora no bairro Reolon: a população poderá colocar na calçada, entre 8h e às 16h, todos os objetos inservíveis, exceto matérias de construção. A Codeca passará pelas ruas em que circula o transporte coletivo urbano para recolher este material.
De acordo com Rogério Poletto, diretor de Vigilância Ambiental, o Ministério da Saúde usa uma tabela de referência de classificação de índice ao risco de transmissão da dengue para classificar os municípios como de baixo, médio e alto risco. Caxias do Sul já chega a 0,8% de média geral em proliferação do mosquito segundo esse índice, ou seja, 0,1% abaixo do limite para ingressar no patamar de médio risco, segundo Poletto:
— As pessoas acham que a maioria dos focos está em terrenos baldios, mas apenas 2,9% dos focos foram encontrados nesses locais.
As caixas d'água e recipientes que acumulam água da chuva são os principais vilões se tratando de proliferação do mosquito que transmite a dengue, segundo Poletto. Diariamente, os agentes localizam esses recipientes cheios de água e mal conservados em bairros de Caxias. Nestes casos, os proprietários são notificados e, depois, os servidores da Vigilância passam larvicidas no local.
Bairros Mariani e Reolon preocupam a prefeitura
No começo de abril, a vigilância realizou mais uma edição do Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti (Lira). Utilizando a tabela do Ministério da Saúde que classifica os riscos, a região dos bairros Mariani e Reolon estão com 3,1% na tabela de Classificação de Índice, ou seja, integram o patamar de médio risco para a dengue. Por isso as ações de bota-fora se iniciarão neste ponto da cidade.
Principais sintomas da dengue
* Febre alta acima de 39° em períodos de dois a sete dias
* Dor no corpo e articulações
* Dor atrás dos olhos
* Mal estar
* Falta de apetite
* Dor de cabeça
* Manchas vermelhas no corpo
* Aumento progressivo do hematócrito (medida da proporção de hemácias no sangue)
Dicas de prevenção
* Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda.
* Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
* Troque a água dos animais de estimação e lave as vasilhas constantemente.
* Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada.
* Caixas d'água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo; limpeza também deve ser feita constantemente.
* Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos.
* Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo.
* Mantenha materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.