Embalada por bandas, festa dos espantalhos, jogos rurais, desfiles de carretas e gastronomia, Gramado celebra a partir desta quinta-feira (27) a 32ª edição da Festa da Colônia. A rainha do evento, Júlia Brezolla Fritsch (C), e as princesas Manuela Cavichion e Paula Thomazi, estiveram na Redação Integrada do Grupo RBS na Serra, em Caxias do Sul, na manhã desta quarta-feira (26) para divulgar o evento.
A Festa da Colônia será realizada no complexo da ExpoGramado, até 14 de maio, para celebrar os hábitos do interior do município e as origens e cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. Os portões abrem às 10h e fecham às 22h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Durante a visita, o trio conheceu a redação onde os profissionais trabalham, os estúdios da Gaúcha Serra e da RBS TV e as demais instalações. Elas também entregaram um mimo aos colaboradores e aproveitaram para convidar a todos para participar desta edição do evento.
Entre as atrações, o destaque fica por conta da comida feita no fogão campeiro, com pratos típicos italianos e alemães, as cozinhas da Oma e da Nonna, o chope e o tradicional bolinho de batata. Além disso, haverá preparo diário de cucas, pães, apfelstrudel (bolo de maçã) e o pãozinho com linguiça nos fornos de barro. Os visitantes podem ainda experimentar o café da colônia, que será servido em um espaço que lembra as casas típicas do interior do município. Para degustar os pratos, o almoço ou jantar custa R$ 50 por pessoa. Crianças de seis a 10 anos pagam R$ 25.
A Feira Feito reúne 120 expositores, que apresentarão o melhor do interior. Há também os Jogos Rurais, o Desfile de Carretas na principal avenida da cidade, desfile de espantalhos, bandinhas e grupos folclóricos. A expectativa de público gira em torno de 300 mil visitantes durante os 18 dias do evento.
Homenagem e esperança
Nos vestidos da rainha e princesas desta edição predominam as cores verde e dourado “que simbolizam a esperança num futuro melhor, por muita saúde e por uma boa colheita”. A cor também é uma homenagem a Neka Pante, assim como as coroas que levam o nome da decoradora que teve intensa atuação ao longo da história do evento. Mesmo doente, pediu ao médico para a liberar e foi até a abertura da edição de 2022 em uma cadeira de rodas. Gramadense, ela tinha paixão pela festa. Neka morreu em 3 de junho de 2022, aos 67 anos, no Hospital Geral de Caxias do Sul, em decorrência de complicações decorrentes de um câncer na bexiga.
SERVIÇO
32ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições
:: Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
:: Quando: de 27 de abril a 14 de maio de 2023. Fechado nas quartas, dias 3 e 10 de maio. Nos demais dias da semana, o horário é das 10h às 22h
:: Acesso e estacionamento: gratuitos