Boa parte das atividades artísticas e recreativas que movimentam Caxias do Sul são promovidas por grupos de pessoas que se reúnem em coletivos formados para fortalecer a cena cultural e democratizar o acesso à música, à leitura, ao teatro e ao autoconhecimento que nem sempre chegam à maior parte da população. Mas quem são as pessoas por trás de nomes já conhecidos como a Paralela, a Fluência Casa Hip Hop ou do projeto educacional Flor de Ipê? São os bastidores destes espaços que motivaram a jornalista e produtora cultural Bianca Sganderlla a produzir o documentário Recortes Culturais, que será lançado hoje à noite, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias do Sul.
A partir de entrevistas com as pessoas que fazem acontecer os cinco projetos escolhidos para o documentário, Bianca e a fotógrafa e realizadora audiovisual Sofia Ruwer Vidor buscam por particularidades e semelhanças nas formas de atuação dos diferentes coletivos, que buscam suprir demandas específicas identificadas tanto na periferia quanto na área central da cidade. A narrativa se baseia em três eixos, costurados a partir da fala de um dos entrevistados: “praticar uma ação altruísta”, “não ter apego aos resultados desta ação” e “promover ações em prol de uma sociedade e meio ambiente mais saudáveis”.
– Tenho muita admiração por estas iniciativas. São cinco coletivos que compartilham das mesmas ideias de tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Por mais que cada grupo aborde temas diferentes, todos eles se propõem a ensinar e conscientizar a população sobre um determinado assunto. A intersecção entre estes grupos é a educação – destaca Bianca.
Além da Paralela, da Fluência e da Flor de Ipê, o documentário se debruça também sobre a organização da Feira Ecológica de Caxias do Sul, iniciativa que busca a valorização da agricultura familiar e a aproximação do interior com a cidade, e do Yoga Caxias, movimento que oferece práticas de yoga abertas ao público.
Realizado entre junho de 2022 e abril desde ano, Recortes Culturais conta com financiamento público do Financiarte, programa da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul. Além do lançamento no dia 26, estão previstas outras duas apresentações em datas e locais a serem definidos.
PROGRAME-SE
O quê: exibição do documentário “Recortes Culturais”, de Bianca Maria Sganderlla
Quando: nesta quarta-feira, às 19h30min (duração: 34 minutos)
Onde: sala de cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás
Quanto: entrada gratuita