A comunidade de Caxias do Sul terá acesso, neste sábado (18), a um diagnóstico prévio do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana. Dados serão apresentados pela Consultoria responsável pela elaboração do plano, a Urbtec, durante o Fórum Municipal de Avaliação Popular do Sistema de Transporte Público, evento que reúne principalmente lideranças comunitárias do município.
A intenção é mostrar o retrato da mobilidade em Caxias a partir dos estudos, análises técnicas e pesquisas de campo. Conforme o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Junior, mais de 8 mil pessoas foram ouvidas. Em entrevista ao Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, deste sábado, ele adiantou alguns números, como a existência de 3,2 mil pontos de ônibus na cidade e uma frota de cerca e 330 mil veículos.
— Aproximadamente, mais da metade dos domicílios não tem veículo. Tem domicílios com dois, três, até quatro veículos e outros sem nenhum — contou.
O transporte coletivo, a bicicleta como modal e um olhar especial aos pedestres também são questões a serem contempladas no Planmob, como é conhecido o plano. Willenbring reconheceu, por exemplo, que há calçadas precárias na cidade. Ele também levantou a possibilidade de fechamento da Avenida Julio de Castilhos – a via já teve calçadão entre a Rua Dr. Montaury e a Marquês do Herval.
— Hoje temos a Avenida Julio que, para o transporte de veículos, interfere quase que nada ou muito pouco. É uma via que tem pouquíssima capacidade de rodagem e é uma via que, fechando os olhos e pensando em algo bonito para a cidade, poderia ser transformada numa extensa alameda para o tráfego a pé. Esse pensamento existe, sim — destacou.
Ouça a entrevista:
Na próxima semana, oficinas comunitárias serão realizadas em diferentes regiões da cidade para ouvir a população e coletar contribuições para o estudo. Os encontros ocorrem na segunda, terça, quarta e quinta, das 19h às 21h. O plano deve ser concluído nos próximos meses e a expectativa do secretário é enviar para a Câmara de Vereadores para votação até agosto.
A comunidade também pode tirar dúvidas sobre o Planmob ou enviar sugestões pelo telefone (54) 3290 3915 ou pelo e-mail participedoplanmob@caxias.rs.gov.br. Mais informações no site da prefeitura de Caxias.
Cronograma das oficinas comunitárias
Oficina Comunitária 1 — Setor Oeste
Quando: segunda-feira, dia 20
Onde: Faculdade Anhanguera (Rua Alexandre Rizzo, 505, bairro Desvio Rizzo)
Oficina Comunitária 2 — Setor Norte
Quando: terça-feira, dia 21
Onde: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Rua Avelino Antônio de Souza, 1.730, bairro Nossa Senhora de Fátima)
Oficina Comunitária 3 — Setor Nordeste
Quando: quarta-feira, dia 22
Onde: bloco J da Universidade de Caxias do Sul (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1.130, bairro Petrópolis)
Oficina Comunitária 4 — Setor Sudeste
Quando: quinta-feira, dia 23
Onde: bloco C do Centro Universitário da Serra Gaúcha (Rua Os Dezoito do Forte, 2.366, bairro São Pelegrino)