O Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) de Caxias do Sul concluiu mais uma etapa. Na terça-feira (31), a URBTEC™, consultoria contratada para o desenvolvimento do projeto de lei, apresentou para servidores municipais o levantamento de dados e o pré-diagnóstico, elaborados com as respostas dos caxienses nas pesquisas presenciais e online realizadas nos últimos três meses. O Planmob apontará melhorias a serem feitas na mobilidade urbana caxiense, seja no trânsito de veículos ou de pedestres. O prazo de conclusão é para julho deste ano. Finalizado, o projeto será proposto como lei e deve ser votado pela Câmara dos Vereadores.
Nos últimos meses, a consultoria realizou pesquisas online, em residências de caxienses, nas paradas de ônibus e em outros pontos urbanos. No total, foram levantados 80 cruzamentos na cidade e 3,2 mil pontos de ônibus. Mais de duas mil entrevistas em residências foram feitas - outras 800 serão feitas nos próximos dias. Com os dados, a URBTEC™ elabora um diagnóstico da atual situação da mobilidade urbana em Caxias e projeta o desenvolvimento do setor. Entre os dados que chamaram atenção, o mais destacado é o uso de bicicleta e a quantidade de paradas de ônibus.
— Esse número de pontos de ônibus, por exemplo, pré-identifica que existe uma contagem considerável de pontos, o que pode causar um tempo de viagem maior, se o ônibus tem que parar a cada 100 ou 200 metros. É um dos indicativos que já podemos fazer a partir dos dados — observa o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, lembrando que o levantamento ainda é preliminar.
Ainda conforme a consultoria, apenas 1,5% da população caxiense que respondeu à pesquisa opta pela bicicleta para viagens dentro da cidade. Além disso, o município tem 8,5 km de ciclovia, com trechos espalhados por Caxias. Taniguchi afirma que o dado é um dos itens que chamaram atenção dos pesquisadores.
— Esse fato demonstra um potencial de crescimento para o modal em Caxias do Sul — diz Taniguchi.
Já 15% das viagens em Caxias são a pé. Como afirma o diretor da consultoria, é mais um indicativo importante que o levantamento pode trazer para mobilidade urbana:
— Outra condição que identificamos é a qualidade que tem que ter esse deslocamento. Então, como melhorias nas calçadas, sombreamento, diminuir interferências nas calçadas para que as pessoas possam se deslocar na cidade.
A análise também identificou que os horários de maior demanda para o transporte público coletivo: das 6h às 8h e das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira; das 12h às 14h, aos sábados; e das 17h às 19h, aos domingos.
Para o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, os dados trazem informações importantes que serão levadas em conta para futuros planejamentos e investimentos da prefeitura.
— Estamos tendo acesso, pela primeira vez, a números pontuais e específicos a respeito da mobilidade em Caxias do Sul. A partir de então, começamos a ter uma nova visão do que realmente é o transporte coletivo, o transporte de fretamento, o número total de veículos e de pedestres. Esses dados clareiam muito o horizonte da Administração e serão fundamentais para futuros investimentos. Apesar de o desenvolvimento do Planmob sequer ter chegado à metade do cronograma, se observa uma produção muito extensa por parte das equipes técnicas das secretarias e da própria URBTEC™ — declara.
O cronograma do Planmob
Após a apresentação dos dados, a etapa de Diagnóstico e Prognóstico. Esta fase elenca informações sobre a mobilidade de Caxias e o histórico dela. Depois, na quinta etapa, os planos específicos são desenvolvidos. Nesta fase, a consultoria sugere ações e melhorias em infraestrutura para Plano Municipal Cicloviário, Plano Municipal de Acessibilidade e o Plano Municipal de Pedestrianização e Calçadas.
As outras etapas são:
:: Plano de Gestão de Demanda: elaboração de estratégias para direcionamento da população para diferentes modais. Objetivo principal é encontrar soluções para reverter a queda do uso do transporte coletivo e o aumento do uso de veículos individuais.
:: Plano de Melhoria de Oferta: elaboração e detalhamento de planos para melhoria da mobilidade que devem ser colocados em prática a cada cinco anos.
:: Plano de Implantação, Gestão e Monitoramento: estratégias para implementação das ações do plano, com base na estimativa econômico-financeira e de infraestrutura de Caxias.
:: Minuta do projeto de lei e adequações após aprovação no legislativo: o Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana completo é entregue para ser protocolado na Câmara de Vereadores, para depois ser votado pelos parlamentares caxienses.
Antes da apresentação do projeto, a consultoria e a prefeitura realizam uma audiência pública para também ouvir entidades e a população sobre o Planmob.
Fonte: Planmob Caxias/Prefeitura de Caxias do Sul