A partir desta segunda-feira (20), os moradores próximos ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, no bairro Esplanada, em Caxias do Sul, vão acompanhar a movimentação de poda da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e RGE. Até a a primeira quinzena de abril, 400 árvores dispostas pelo bairro passam por uma avaliação e, se necessário, ocorrerá o devido corte de galhos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Uez, explica que este projeto piloto é para acelerar os pedidos da comunidade que estão represados na secretaria. Além da limpeza, o risco de algum galho encostar na fiação elétrica e causar curtos-circuitos já será avaliada pela concessionária.
— Algumas (árvores) precisam ser podadas. Mas, pode ser que ocorra também a supressão das árvores secas, que estão colocando em risco a situação dos pedestres e carros.
Outro problema que o projeto pretende solucionar é a coleta imediata dos resíduos. Normalmente, a RGE faz a poda, mas não coleta os galhos, que são retirados após algumas semanas por equipes da Semma, gerando incomodação aos pedestres e ao trânsito. Neste caso, a equipe de coleta já está no bairro Esplanada acompanhando os trabalhos para, posteriormente, encaminhar os resíduos de forma correta para a compostagem.
— Pedimos o apoio da comunidade para a retirada dos veículos estacionados em frente dos seus comércios e residencias para facilitar o trabalho. Também pedimos a colaboração ao trânsito, pois algumas vias podem ser parcialmente interrompidas — destacou Uez.
A Semma possui cerca de 2,5 mil pedidos de poda de árvores em todo o município, aguardando análise.