Equipamentos que geralmente são utilizados para captar imagens de animais silvestres voltaram a flagrar o descarte irregular de resíduos em Caxias do Sul. As armadilhas fotográficas começaram a ser utilizadas em novembro e no mês de estreia confirmaram três ocorrências.
Acionada por movimento, a câmera flagrou outros dois descartes nos últimos 15 dias. Nas imagens divulgadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dois homens estacionam uma camionete carregada com sacos de lixo e madeira e descarregaram em um lixão irregular.
Por estratégia, a Semma não divulga os locais das ocorrências, mas garante que irá realizar a limpeza nos próximos dias. Ainda de acordo com a secretaria, o local onde o lixo foi descartado possui coleta regular realizada pela Codeca.
Quem é flagrado descartando o lixo irregularmente pode ser multado de 50 a 1 milhão de VRMs, o Valor de Referência Municipal. Cada um VRM equivale a R$ 40,03, o que faz com que o valor mínimo aplicado da multa seja de R$ 2 mil.
A Semma ainda alerta que quem for flagrado está sujeito a responder por crime ambiental. Caso haja denúncia do Ministério Público (MP) e condenação da Justiça, o fato pode levar o autor a cumprir pena de até cinco anos de prisão.