A prefeitura de Nova Pádua decretou, nesta segunda-feira (6), situação de emergência após o temporal que atingiu o interior do município na semana passada. No último dia 2 de fevereiro, por volta das 17h, uma chuva de granizo acompanhada de vento forte destelhou casas, galpões e estufas e destruiu plantações de, pelo menos, oito culturas, atingindo 92 propriedades.
A Emater municipal estima um prejuízo de mais de R$ 5,5 milhões em três localidades: Travessão Mutzel, Leonel e Barra. O decreto vale pelos próximos 180 dias. Com o decreto, é possível, por exemplo, reduzir o pagamento devido do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR), pelas pessoas que tiveram danos pelo temporal e também solicitar crédito extraordinário para atender as despesas.
Além da uva, que teve perda de quase 2 milhões de quilos, os agricultores tiveram prejuízos nas produções de caqui (366,6 mil quilos), de pera (573 mil quilos), de milho (209,8 mil quilos), de maçã (120 mil quilos), de tomate (118,4 mil quilos) e de 72 mil quilos de pimentão. Outras 24 mil mudas de hortaliças também foram perdidas.