Um levantamento realizado pela Emater municipal de Nova Pádua aponta que os prejuízos na agricultura após o temporal que atingiu cinco localidades do interior, na quinta-feira (2), devem superar R$ 5,5 milhões. Ao todo, oito culturas tiveram impactos, principalmente a uva — que estava na véspera da colheita —, além de nove aviários, 16 galpões, seis casas e 36 estufas.
Em relação à possibilidade de emissão de decreto, a prefeitura destaca que a decisão deve ser tomada após a análise desse levantamento da Emater, mas não confirma se deve sair algo ainda nesta sexta-feira (3). Ao todo, foram visitados 65 produtores nas localidades de Mutzel, Leonel, Barra, Bonito e Cerro Grande.
Segundo o prefeito do município, Danrlei Pilatti, o Executivo estuda de que forma seria o decreto. Isto porque não tiveram vítimas, por isso, a emissão está sendo analisada junto à Defesa Civil. Pilatti garante que as necessidades imediatas dos atingidos já está sendo suprida.
Além da uva, que teve perda de quase 2 milhões de quilos, os agricultores tiveram prejuízos nas produções de caqui (366,6 mil quilos), de pera (573 mil quilos), de milho (209,8 mil quilos), de maçã (120 mil quilos), de tomate (118,4 mil quilos) e de 72 mil quilos de pimentão. Outras 24 mil mudas de hortaliças também foram perdidas.
Com características de microexplosão, uma tempestade de vento e chuva com granizo atingiu o interior de Nova Pádua por volta das 17h de quinta. Além de mutirões para tapar casas destelhadas com lonas, outras ações para reerguer parreirais estão previstas para o sábado (4). A comunidade pretendia fazer os mutirões ainda na sexta mas, devido à chuva, optou por transferí-los.