Um temporal atingiu o interior de Nova Pádua na tarde desta quinta-feira (2). Acompanhada de muito vento, segundo moradores, uma chuva de granizo caiu por volta das 17h, destelhando casas, galpões e atingindo parreirais. De acordo com a Defesa Civil estadual, dados do núcleo de tempestade apontam que município pode ter tido uma microexplosão. Os moradores estão sem luz nas localidades de Travessão Mutzel, Belvedere Sonda e Leonel.
A presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Giseli Boldrin, teve sua propriedade, no Travessão Mutzel, atingida. Além de destelhamento, ela teve a perda de 100% dos parreirais de uva que cultiva. Conforme Giseli, na sua propriedade choveu 65 mm.
— As pedras eram em tamanho de bolinhas de ping-pong, tinha muito vento. Agora estamos em mutirão para tapar as casas com lonas, as localidades estão devastadas — conta.
Segundo o prefeito do município, Danrlei Pilatti, na sexta (3) a Emater deve fazer um balanço dos prejuízos nas plantações de uva, caqui, maçã e milho, as mais atingidas de acordo com o analisado ainda nesta quinta.
Outro morador do Travessão Mutzel, Samuel Tonello, também perdeu toda sua produção de uva. De acordo com ele, 2,5 hectares de parreirais foram perdidos, além de oito mil cabeças de repolho - que seriam colhidos na próxima semana. Parte da casa dele também foi destelhada.
— Começou uma chuva forte e na sequência caiu pedra, com vento, mas muito vento. Girava em formato de redemoinho. Foi igual pra pior do que aconteceu em 2018 — diz Tonello, referindo-se ao temporal ocorrido em outubro daquele ano, fazendo com que o município decretasse situação de emergência.