Em cerimônia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BMM), que reuniu autoridades e diferentes personalidades políticas, o novo quartel do Corpo de Bombeiros da zona norte de Caxias do Sul foi inaugurado nesta sexta-feira (24), no bairro Pioneiro. O evento marca a reabertura do serviço nesta região da cidade, que estava sem atuação desde 2016 após a desativação do prédio antigo.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite (PSDB) destacou o trabalho feito em todo o Rio Grande do Sul, que contava com três batalhões do Choque da Brigada Militar e mais três foram criados, sendo um deles em Caxias do Sul.
— As reformas do governo permitiram que agora pudéssemos voltar a investir e trazer de volta o serviço (dos bombeiros). Agora conseguimos aumentar o efetivo de um Estado que nem conseguia pagar salários. Esta comunidade é exemplo de quem sofreu com o colapso das contas e agora, seis anos depois, conseguimos retomar esse serviço. É uma conquista coletiva, bastante simbólica — pontuou o governador.
Autoridades presentes reforçaram ainda a importância do retorno do serviço na região, agradeceram a comunidade e lembraram os diferentes incêndios já presenciados.
— Hoje é um dia especial, é a realização de um sonho da Zona Norte, a região de pessoas humildes, mas que nos ajudaram a construir essa cidade com seu trabalho. Quero aqui diante da comunidade testemunhar o investimento do governador em segurança — afirmou o prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
O novo quartel está localizado próximo à rodovia RS-453 e, conforme a prefeitura do município, beneficia cerca de 100 mil moradores da região.