O Samu de Bento Gonçalves, que nos dois últimos anos registrou um aumento de 40% no número de atendimentos de urgência e emergência, passa a contar, a partir desta quarta-feira (25), com duas motocicletas adaptadas (motolâncias). Elas serão usadas para atendimentos que demandam mais agilidade. Bombeiros e atendentes do Samu também passaram por capacitação para atendimento e técnicas de resgate em acidentes veiculares.
As motocicletas vão se somar ao serviço pré-hospitalar já existente. O serviço recebe chamados pelo contato de emergência do Samu, 192, tanto para ocorrências clínicas como para traumas. Além de Bento, Caxias do Sul também já conta com esse tipo de serviço.
Quando o atendimento for solicitado, o médico libera as motolâncias junto com uma equipe capacitada, o que pode reduzir o tempo de chegada ao local da ocorrência em um período de três a cinco minutos, se comparado ao tempo necessário para uma ambulância comum. Os condutores da motocicletas adaptadas serão enfermeiros ou técnicos de enfermagem, que passaram por cursos específicos para atender a esse serviço. Ao chegarem no local, eles fazem o primeiro atendimento.